Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Educação

Enem 2018 no horário de verão: veja dicas para não perder o 1º dia do exame e não ir mal na prova

Como o Brasil terá quatro fusos horários diferentes a partir do dia 4, horários locais das provas também vão variar.

G1

21 de Outubro de 2018 - 18:56

Enem 2018 no horário de verão: veja dicas para não perder o 1º dia do exame e não ir mal na prova

Os mais de 3 milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que farão as provas em dez estados e no Distrito Federal no horário de verão podem evitar sofrer com os efeitos da mudança no relógio com uma pequena mudança de hábito: dormir uma hora mais cedo na véspera do exame. Essa é a dica do endocrinologista Fabiano Lago para os estudantes que "perderão" em 4 de novembro.

Em 2018, o primeiro dia do horário de verão coincide com o primeiro dia de provas do Enem. Nos anos anteriores, o horário de verão começou pelo menos uma semana antes do exame, o que deixava tempo para os estudantes se acostumarem à mudança.

Porém, dessa vez, os dois eventos acontecem no mesmo dia, o que exige dos candidatos atenção e planejamento. Para os 3.087.626 de estudantes inscritos que farão a prova nos estados com horário de verão, o cuidado é para descansar. Para os 2.426.036 candidatos que moram nos demais estados brasileiros e farão as provas parcialmente em um horário local matutino, o cuidado é para checar o horário local das provas e se preparar para não passar fome.

Veja as dicas abaixo:

Dicas para todos os candidatos

  • Alimentação nos dias anteriores:

Segundo Fabiano Lago, uma dica que vale para todos os candidatos, independentemente do horário local de provas, é evitar comer fora de casa nos últimos dias antes da prova. "Até uns dois dias antes da prova, não é indicado que o estudante vá comer muito fora, porque a chance de intoxicação alimentar é grande, e às vezes leva dois ou três dias para melhorar", recomendou o endocrinologista.

  • O que levar para comer e beber:

O médico diz ainda que os alimentos que cada candidato deve levar consigo para o local de provas não muda de acordo com o horário local. Quem vai fazer a prova só depois do almoço e quem vai estar no meio da prova no horário normal de almoço só deve levar comidas leves e sem gordura.

"O Enem é uma prova extensa com muitas questões e não é tanto tempo, então a pessoa não pode ficar perdendo muito tempo para comer", explicou Lago, ressaltando que a praticidade é um fator a ser levado em conta. Ele recomenda frutas como banana, de fácil consumo, ou que já estejam picadas e embaladas em potes transparentes. Além disso, outro alimento fácil de comer e que não vai afetar o corpo na hora da prova são as barrinhas de cereal.

  • O que não levar para comer e beber:

Comidas gordurosas são um dos principais inimigos do estudante durante a prova, afirma o médico. O motivo é a dificuldade do corpo em digeri-las. Por isso, ele recomenda apenas os alimentos leves. Chocolates e outros doces só são recomendados em quantidade muito pequena, por exemplo.

Alimentos que são difíceis de consumir, como pratos de comida ou pacotes de comida gordurosa, não devem ser levados para o local de prova para evitar sujeira e desconcentração. Lago dá outro alerta sobre o chocolate: "Em uma sala quente, ele derrete."

Dicas para quem entrará no horário de verão

  • Estados que estarão no horário de verão:

Dez estados e o Distrito Federal estão incluídos no horário de verão. Eles ficam nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

  • Estados que permanecerão no mesmo horário oficial de Brasília:

Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

  • O que fazer na véspera:

Para evitar que a alteração do relógio afete tanto a pontualidade quanto o desempenho, o ideal é que o estudante vá dormir uma hora antes no sábado (3), para não sentir muita diferença com a "hora a menos" durante a noite.

"Dentro de uma situação normal, ou seja, em que ele não vai enfrentar uma prova para a qual passou o ano inteiro se preparando, o ideal é se preparar e dormir uma hora antes. Mas normalmente os estudantes não conseguem porque ficam agitados, ansiosos", explicou Lago, ressaltando que, se as provas fossem aplicadas no período matutino, os efeitos poderiam ser piores.

  • O que comer antes do Enem:

O médico lembra que as escolhas alimentares dos candidatos do Enem podem ser fundamentais para o bom desempenho no Enem. Por isso, todos os estudantes que terão que chegar até as 13h no local de provas devem almoçar até as 11h30 no máximo.

"Na primeira hora e meia após a refeição a pessoa está tendo digestão intensa. E com certeza deve almoçar comida leve. Salada, arroz, feijão e uma carninha, nada diferente disso", recomenda Fabiano Lago.

Segundo ele, a desvantagem de comer muito antes de fazer o Enem é que uma refeição muito pesada ou gordurosa faz com que o aparelho digestivo necessite de mais esforço para fazer a digestão. Isso aumenta o fluxo de sangue para o local, e faz com que o fluxo de sangue para o cérebro diminua.

"Isso tira a concentração da pessoa. Ela realmente fica com moleza, com sono, porque o sangue que deveria ir para o cérebro vai para o intestino", explica Lago.

Dicas para quem NÃO entrará no horário de verão

  • Estados que ficarão UMA HORA atrás do horário de Brasília:

Essa lista tem 14 estados: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Neles, os portões do Enem vão ser fechados às 12h do horário local.

  • Estados que ficarão DUAS HORAS atrás do horário de Brasília:

Essa lista tem 3 estados: Amazonas (com exceção de 13 municípios), Rondônia e Roraima.

Neles, os portões do Enem vão ser fechados às 11h do horário local.

  • Estados que ficarão DUAS HORAS atrás do horário de Brasília:

Essa lista tem o estado do Acre e 13 municípios da região sudoeste Amazonas que, desde 2013, seguem o mesmo fuso horário do Acre: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga.

Neles, os portões do Enem vão ser fechados às 10h do horário local.

  • O que comer antes das provas:

Nesses locais, o endocrinologista Fabiano Lago recomenda que os estudantes não almocem. "Neste caso, o ideal é tomar um café da manhã um pouquinho mais reforçado, até no máximo uma hora antes, nunca meia hora antes da prova", afirmou ele.

  • O que levar para comer durante as provas:

Como os candidatos estarão no meio do exame durante o horário do almoço, o mais adequado, segundo o especialista, é levar o mesmo tipo de comida que os demais estudantes, só que em maior quantidade.

Frutas, barrinha de cereal e água continham sendo as melhores opções para evitar a falta de concentração. Além disso, ele não recomenda que o estudante para durante um único momento para comer tudo o que levou para o local de provas.

"O ideial é a cada duas horas, duras horas e pouco comer um pouquinho. Não é parar uma hora determinada e comer um monte. Comer uma barrinha de cereal, depois de duas horas comer uma fruta. Aí certamente nada vai pesar e a pessoa vai conseguir manter o foco na prova."