Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Mato Grosso do Sul

Compras do governo vão movimentar R$ 2 bilhões em 2019

Verba será usada para adquirir 72 milhões de itens.

Correio do Estado

26 de Outubro de 2018 - 07:57

Com expectativa de ter 72 milhões de unidades de itens para compra, o governo do Estado pretende movimentar R$ 2 bilhões com o seu Plano de Compras 2019, lançado ontem. O lançamento foi feito pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Segundo balanço apresentado no evento, a participação de micro e pequenas empresas nas licitações do governo do Estado aumentou de 23,1% para 48,6% nos últimos quatro anos. Do total de estabelecimentos que disputaram esses certames, 92% são empresas locais de Mato Grosso do Sul. Conforme o secretário de Administração do Estado, Édio Viegas, o aumento na participação dos pequenos empreendedores nas licitações se dá pela diminuição da burocracia nos últimos anos, além das facilidades encontradas agora com o sistema mais automatizado.

“No início do Plano de Compras [em 2015], esse processo de habilitação era manual e hoje o empreendedor tem uma ferramenta tecnológica para isso. Há também um trabalho de sensibilização do micro e pequeno empresário. Capacitamos o fornecedor para ele saber como participar do pregão. Hoje, praticamente não existe mais carta-convite, as licitações são por meio de pregão, o que facilita e agiliza o processo. Também tornamos eletrônico o cadastro”, destacou Viegas.