Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Esporte

Inter faz contato com clubes e programa reunião na CBF por VAR nas rodadas finais do Brasileirão

Presidente Marcelo Medeiros aguarda respostas formais dos 19 rivais.

Globo Esporte

01 de Novembro de 2018 - 13:54

Após manifestar sua indignação e revolta com decisões recentes da arbitragem no Brasileirão, o Inter avançou em seu movimento pelo uso do VAR nas últimas rodadas da competição, lançado pelo presidente Marcelo Medeiros. A diretoria colorada já contatou os outros 19 clubes que disputam a Série A e programa uma reunião na CBF na próxima semana para oficializar o pedido pelo recurso de vídeo. 

De acordo com o clube, houve "alto índice de adesão" das diretorias das outras equipes à proposta, ainda sem um número exato de times a favor ou contra. O mandatário aguarda a resposta formal, com a assinatura dos demais presidentes, para embarcar rumo ao Rio de Janeiro. Não há data confirmada para o encontro na entidade, que tampouco confirma a reunião. 

A iniciativa foi lançada pelo presidente Marcelo Medeiros em fala à imprensa ainda em São Januário, logo depois do 1 a 1 com o Vasco, na última sexta-feira, pela 31ª rodada. O próprio mandatário assegurou, então, que tomaria as rédeas da empreitada e procurará pessoalmente seus pares nos 19 clubes do campeonato. 

– O futebol brasileiro não pode mais viver sem VAR. Quando Corinthians, Palmeiras, Grêmio e outros quatro clubes votaram na reunião, o custo era de R$ 50 mil. Hoje, pelo treinamento, experiência da Copa do Mundo, está no mínimo pela metade. A partir de amanhã (sábado), vou procurar todos os presidentes da Série A para que assinemos um documento para que se use o VAR nas últimas rodadas do Brasileiro – disse Medeiros na ocasião. 

O desejo do Inter de contar com VAR na reta final do Brasileirão ganhou coro do Flamengo, um dos rivais diretos pelo título. Nesta sexta-feira, porém, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Coronel Marcos Marinho, afirmou que o recurso não será utilizado. 

Comissão de Arbitragem reconhece erros 

O pedido por VAR ganhou força no clube a partir do empate em 2 a 2 com o Santos, no Beira-Rio, numa partida repleta de polêmicas. Os colorados reclamaram da demora de Ricardo Marques Ribeiro, que levou cinco minutos entre reuniões com seus assistentes para assinalar impedimento e anular gol de Leandro Damião quando o jogo estava empatado em 1 a 1. O clube até já acionou a CBF com uma queixa formal pela arbitragem da partida. 

Após o jogo contra o Vasco, o Inter fez uma reclamação formal à Ouvidoria da Comissão de Arbitragem da CBF para reclamar de três erros no empate em 1 a 1 da última sexta-feira, em São Januário. Segundo o clube gaúcho, a análise da entidade é de que houve, no total, quatro decisões equivocadas da arbitragem na partida. 

Conforme o documento, houve pênalti de Andrey em Jonatan Alvez, não assinalado pelo árbitro aos 21 do segundo tempo. Além disso, o árbitro deixou de marcar falta em Nico López na origem da jogada que resultou no pênalti sofrido por Kelvin, após entrada de Víctor Cuesta no final do segundo tempo. A penalidade, aliás, não existiu, segundo a análise. 

Os três lances acima foram reclamados formalmente pelo Inter. A Comissão de Arbitragem considera ainda que o árbitro Igor Benevenutto deixou de marcar pênalti de Victor Cuesta em Leandro Castán, do Vasco.