Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 15 de Abril de 2024

Esporte

Invictus atropela a Fnatic e conquista o Mundial de League of Legends

Chineses levam a taça do principal torneio de LoL.

Globo Esporte

03 de Novembro de 2018 - 08:00

A Invictus Gaming, da China, venceu facilmente a Fnatic, da Europa, e conquistou o título mundial de League of Legends neste sábado, em Incheon, na Coreia do Sul. Diante de milhares de pessoas no Estádio Munhak, palco da Copa do Mundo de 2002, a equipe asiática manteve a hegemonia oriental na competição e se tornou o primeiro time da China a levantar a taça mais importante do LoL ao aplicar 3 a 0, em série melhor de cinco partidas.

Havia muita expectativa em relação às chances de uma equipe do Ocidente voltar a vencer o Mundial - fato que só ocorreu em 2011, justamente com a Fnatic, na primeira edição do torneio na história. Nas semifinais, desta vez, eram três equipes ocidentais. Porém, a Invictus fez valer a força do cenário chinês no momento mais decisivo.

Produtora do League of Legends, a Riot Games não confirma a premiação, mas estima-se que o campeão tenha levado cerca de US$ 850 mil para a casa pelo título. A vitória da Invictus representa também a consolidação do cenário chinês. Após três finais seguidas entre sul-coreanos no Mundial, a China ficou com os dois maiores títulos internacionais do LoL - em maio, a Royal Never Give Up já havia vencido o MSI (Mundialito).

COMO FOI A SÉRIE

A primeira partida foi um enorme atropelo por parte da Invictus. Com uma composição focada em torno do caçador Gao "Ning" e do meio Song "Rookie", com as campeãs Camille e Lissandra, respectivamente, os chineses simplesmente não deixaram a Fnatic ensaiar qualquer reação. Focado pelos adversários, o destaque europeu, Rasmus "Caps", terminou com um abate e seis mortes.

Foram pouco mais de 27 minutos até que a organização asiática varresse a base adversária e confirmasse a vitória com um Quadra Kill do atirador Yu "JackeyLove" - jogador mais novo da decisão, com apenas 17 anos. A Invictus terminou a partida com 21 abates, atordoando a Fnatic.

Os europeus mantiveram a convicção em relação a parte da composição utilizada no primeiro confronto. Para a segunda partida, repetiram três campeões: Urgot na rota do topo, Lee Sin na selva e Braum como suporte. Caps e o atirador Martin "Rekkles" apostaram em Azir e Ezreal, pensando em estender a partida e criar uma condição de vitória.

Porém, o dia parecia ser mesmo de Ning. O caçador da Invictus começou o jogo conseguindo três abates seguidos para cima de Gabriël "Bwipo", tornando seu Gragas muito forte. Na rota inferior, JackeyLove colocava pressão para cima de Rekkles, que não conseguia crescer na partida. Mais uma vez, a estratégia da Fnatic foi obliterada, e os chineses confirmaram o 2 a 0 sem grandes obstáculos.

Precisando da vitória a todo custo para se manter viva na série, a Fnatic optou pela entrada do seu reserva: o experiente Paul "sOAZ", vice-campeão no primeiro Mundial da história, em 2011. Os primeiros minutos foram favoráveis aos europeus, mas a alegria durou pouco. Utilizando a campeã Kai'Sa, JackeyLove ficou forte muito rapidamente na partida, dificultando qualquer tentativa de luta de grupo a favor dos representantes ocidentais na decisão. A China fez história no League of Legends dentro da Coreia do Sul, sua maior rival no game.