Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 10 de Maio de 2024

Esporte

Nadal desiste do ATP Finals e anuncia cirurgia no tornozelo: "Para evitar problemas futuros"

Tenista espanhol passa por artroscopia por precaução e informou pelas redes sociais que só volta em 2019.

Globo Esporte

05 de Novembro de 2018 - 13:49

O espanhol Rafael Nadal anunciou nesta segunda-feira que vai passar por uma cirurgia no tornozelo. O atleta informou ainda que não vai jogar o ATP Finals, torneio dos campeões, na próxima semana por causa de uma lesão abdominal. Como só volta às quadras em 2019, o número 2 do mundo disse que vai aproveitar o fim da temporada e fazer uma artroscopia para tratar as dores na articulação do tornozelo por precaução. 

- Olá, escrevo a todas estas palavras como final da temporada. Foi um ano complicado, muito bom no nível tenístico quando pude jogar, e por sua vez, muito mal quanto às lesões. Fiz o possível para chegar ao final da temporada em boas condições, tanto em Paris, quanto a Londres, fazendo as coisas bem e queria muito jogar. Infelizmente, tive um problema abdominal em Paris na semana passada e, além disso, tenho um corpo livre na articulação do tornozelo que deve ser removido na sala de cirurgia hoje. É verdade que havíamos detectado há muito tempo e, de tempos em tempos, isso me incomodava. No entanto, como o problema no músculo abdominal também me impede de jogar em Londres, aproveitamos o momento para remover o corpo livre e evitar problemas futuros - informou. 

Em 2018, Nadal anotou 45 vitórias e apenas quatro derrotas. Venceu quatro títulos na temporada: Masters 1000 de Monte Carlo, Masters 1000 de Roma, Roland Garros e Masters 1000 de Toronto. Ele encerra a temporada como vice-líder do ranking. Com a desistência do espanhol, Novak Djokovic está garantido como número 1 do mundo no ranking de fim de ano. 

O substituto de Nadal na competição será o americano John Isner, 10º colocado do ranking da ATP. O último torneio que o espanhol jogou foi o US Open, em 7 setembro, quando desistiu na semifinal contra o argentino Juan Martin del Potro. 

É a sexta vez que Nadal desiste do ATP Finals na carreira: 2005, 2008, 2012, 2014, 2016 e 2018. A competição é uma das poucas que ainda falta em seu currículo. O vencedor de 17 Grand Slams só conseguiu completar um torneio na quadra dura em 2018, justamente no Canadá, onde saiu com o título. Nos outros 11 torneios sobre o piso, desistiu ou abandonou. 

Rafael Nadal em torneios na quadra dura em 2018 

Brisbane - desistência 
Aberto da Austrália - abandono  
Acapulco - desistência  
Indian Wells - desistência  
Miami - desistência 
Toronto - título  
Cincinnati - desistência  
US Open - abandono  
Pequim - desistência  
Xangai - desistência  
Paris - desistência  
Londres - desistência