Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Esporte

Artilharia por país na Champions: no embalo de Jesus, Brasil vira líder ao passar França e Argentina

Depois de três jornadas com Argentina e França na frente, os brasucas deram uma acelerada na 4ª rodada da fase de grupos.

Globo Esporte

08 de Novembro de 2018 - 15:45

O Brasil, enfim, assumiu o posto de país com mais gols na Liga dos Campeões 2018/19. Depois de três jornadas com Argentina e França na frente, os brasucas deram uma acelerada na 4ª rodada da fase de grupos, com oito gols marcados, e ultrapassaram os rivais até com certa folga. Isso porque os hermanos só balançaram as redes uma vez, com Icardi, e os atuais campeões mundiais anotaram "apenas" cinco gols: Benzema (2), Griezmann, Fekir e Ndombélé. Se Neymar passou em branco no empate do PSG com o Napoli, Gabriel Jesus compensou com três gols pelo Manchester City, nos 6 a 0 sobre o Shakhtar Donetsk. Cristiano Ronaldo saiu do zero na edição atual, mas viu a Juventus sair derrotada de virada pelo Manchester United. 

Além do hat-trick inédito na carreira de Jesus, que marcou duas vezes de pênalti e outra por cobertura, o Brasil contou com Casemiro (Real Madrid), Malcom (Barcelona), Otávio (Porto), Jonas (Benfica) e Wesley (Club Brugge) para sustentar a liderança, com 24 gols. 

A Espanha figura em quarto no ranking, mas merece a citação, afinal, fez quase a mesma quantidade de gols do Brasil. Santi Mina (duas vezes) e Soler, do Valencia, David Silva (Manchester City), Bernat (PSG), Mata (Manchester United) e Saúl Ñíguez (Atlético de Madrid) diminuíram consideravelmente a distância para a Argentina, que já foi líder isolada. 

Artilharia da Champions 2018/19 (após rodada #4): 
1. Dzeko (Roma) e Messi (Barcelona) - 5 gols 
3. Dybala (Juventus), Harry Kane (Tottenham), Lewandowski (Bayern de Munique) - 4 gols 
6. Benzema (Real Madrid), David Silva e Gabriel Jesus (Manchester City), Griezmann (Atlético de Madrid), Icardi (Internazionale), Insigne (Napoli), Kramaric (Hoffenheim), Marega (Porto) e Neymar (PSG) - 3 gols 

Importante: o critério para definir o país dos jogadores é a seleção que defendem atualmente. Exemplo: Thiago Alcântara (Bayern de Munique) é filho do brasileiro Mazinho, nasceu na Itália e defende a Espanha. Portanto, se marcar na atual edição, entrará na estatística espanhola.