Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Esporte

Pietro Fittipaldi já teria testado pela Haas na Hungria se não tivesse sofrido acidente

Plano da Haas para o brasileiro já era tê-lo utilizado em julho, mas batida em Spa atrasou programação.

Globo Esporte

09 de Novembro de 2018 - 13:51

Logo depois de ser confirmado pela Haas como piloto de testes e desenvolvimento, em informação antecipada pelo GloboEsporte.comna quinta-feira, Pietro Fittipaldi conversou com jornalistas brasileiros e revelou detalhes da negociação com a equipe americana. Segundo o neto do bicampeão Emerson Fittipaldi, já existia um plano para que ele testasse com o carro da Haas em julho, na Hungria, mas o acidente sofrido durante os treinos da abertura do Mundial de Endurance atrasou os planos. 

Confira o que Pietro falou em Interlagos: 

Negociação com a Haas 

- Começou desde o início deste ano. Eu estava correndo na Indy, no WEC e na Super Formula, e iríamos fazer o teste na Hungria, em julho. Infelizmente tive o meu acidente e não consegui fazer o treino, mas mantive contato com o Günther (Steiner, chefe da equipe). Ele sempre mandou mensagem para ver como estava a minha recuperação, para ver como foi a minha volta para a Indy depois do acidente, e um dia, acho que foi há um mês, cheguei na Carolina do Norte, onde eu estava morando e ele também porque a sede da Haas é lá. Daí ele me convidou almoço e me ofereceu essa posição na equipe como piloto de testes oficial, fazer o teste em Abu Dhabi e fazer o também ser o piloto de testes em 2019. É um sonho guiar um carro de Fórmula 1 já nesse ano. Foi um ano muito difícil e estou muito feliz. 

Programação em 2019 

- É claro que eu vou estar ajudando a equipe o máximo possível para desenvolver o carro para 2019. Isso já começa em Abu Dhabi, onde vou testar os pneus Pirelli de 2019. Daí no próximo ano vou fazer vários treinos de Pirelli. Ainda não está confirmado se vou fazer treino livre, vai depender muito de como vai estar a equipe no campeonato, mas essa é uma das opções. Nas quintas-feiras antes dos fins de semana (de corrida) vou usar o simulador na Itália, em Maranello- simulador da Haas e da Ferrari - e toda quinta à noite eu viajo para os fins de semana de F1. Fico sexta, sábado e domingo com a equipe nas corridas. 

Evolução da Haas na F1 

- Eles estão indo muito bem. Em 2016 eles já começaram fortes, mas uma equipe pequena comparada com as de montadoras como Renault e Mercedes, estão fazendo um trabalho fantástico. Estão quase ganhando da Renault, que está em quarto lugar no campeonato. Estou muito feliz em fazer parte dessa equipe, e pelo que o Günther e o Gene Haas. Quero agradecer a eles pela confiança em fazer parte do time e trabalhar com eles. 

Testes na F1 e outras categorias 

- Sendo piloto de testes da Haas vou ter de estar em todos os fins de semana de Fórmula 1, então o foco é Fórmula 1. Meu sonho não é ser só piloto de testes. Quero um dia ser piloto de Fórmula 1. Essa é a nossa meta. Mas o importante que o Günther me falou é para continuar correndo também. Estamos vendo algumas opções de correr no ano que vem, campeonatos diferentes, mas o foco é o trabalho com a Haas. 

Balanço de 2018 

- Ano que vem vou focar só em um campeonato, mas valeu a pena (conciliar vários campeonatos). A experiência que eu ganhei fazendo isso foi muito importante. As oportunidades que eu tive naquela hora foram boas, eu sou piloto. Quero correr de tudo, num carro competitivo. Tive essas grandes oportunidades. Também guieu o carro da Porsche LMP1 no Barein, foi o mais rápido e muito legal. Infelizmente eu tive o acidente que parou, mas voltei no campeonato da Indy e com uma fratura na perna. Muitas pessoas não entendem. Tive de usar uma proteção de fibra de carbono para proteger a minha esquerda. Mas voltei e andei entre os dez primeiros com a perna quebrada, então fiquei muito feliz com isso. 

Superação após o acidente 

- Quando eu bati o carro em Spa, olhei para baixo e vi que as minhas pernas estavam tortas, meu primeiro pensamento foi quando eu poderia voltar a correr (risos). Eu trabalhei dois meses, depois da minha cirurgia na Bélgica, voei para Indianápolis e fiquei dois meses morando dentro da pista de Indianápolis com a minha mãe num motorhome. Trabalhamos muito com os médicos e fisioterapeutas. Voltei muito rápido e forte, e meu foco agora é so ganhar corridas. Estou 100% recuperado. 

Irmãos unidos na Itália 

- Vou morar com o Enzo em Maranello porque a Haas usa o simulador da Ferrari, que fica em Maranello e vou trabalhar muito nisso. Vamos ficar no mesmo apartamento. 

Emoção de Emerson 

- Foi muito importante fazer o anúncio aqui em Interlagos, que tem tanta história. Falei com o meu avô ontem porque assinei o contrato essa semana, eu estava muito feliz e ele se emocionou. Ele vai estar aqui amanhã para comemorar, e meu irmão também, ele acabou de ganhar o campeonato da Fórmula 4 Italiana. Nossa família está muito feliz, mas agora é focar no trabalho da Haas e fazer o melhor possível, e mostrar para eles o que posso fazer. 

Brasileiros na Fórmula 1 

- Há vários pilotos jovens como eu, o Sérgio (Sette Câmara, que também está contratado por uma equipe de F1, a McLaren), meu irmão... Tem vários vindo que são muito bons e rápidos, em breve vamos ter outro piloto brasileiro na Fórmula 1. Tenho 100% de confiança nisso!