Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Entre tatames e turnos, a rotina da campeã de karatê que ganha a vida como bombeira na Espanha

Conheça a história da atleta que sonha participar da estreia do esporte em Tóquio.

Globo Esporte

09 de Novembro de 2018 - 14:48

Bom condicionamento físico, equilíbrio emocional e capacidade de superação são algumas das características desejáveis em um candidato a bombeiro. São também atributos indispensáveis a um praticante de karatê. A espanhola Paula Rodriguez, de 31 anos, conhece bem as semelhanças: um dos destaques europeus do esporte que estreia no programa olímpico em Tóquio 2020, ela divide seu tempo entre os treinos e os turnos de trabalho de 24 horas como bombeira em Madri. 

Praticante de karatê desde os 10 anos, Paula começou a se destacar em 2003, quando conquistou a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Cadetes e Juniores na modalidade kata – uma espécie de luta imaginária, em que os golpes são dados no ar, e não em um adversário. Apesar das muitas conquistas desde então – a medalha de ouro no Campeoanto Europeu e a prata por equipes no Campeoanto Mundial, ambos em 2016, são algumas delas – concluiu que não era possível viver do esporte. 

Conheça a rotina de Paula Rodriguez no vídeo da série "Day Jobs": 

Incentivada pelo melhor amigo, que já era bombeiro militar, Paula prestou concurso e foi aprovada. Para conciliar o trabalho e o esporte, conta com o apoio dos colegas e chefes. 

– Eles me ajudam muito no dia a dia, para que eu nunca perca uma sessão de treinos ou uma competição. Neste trabalho, principalmente numa emergência, sua vida depende dos seus companheiros – destaca Paula. – Acho que o esporte ajuda no meu trabalho e vice-versa. Os dois se equilibram muito bem. Nós trabalhamos 24h em um dia e temos folga nos quatro seguintes, o que facilita minha rotina de treinamentos. 

"Paula é uma ótima pessoa, muito profissional, tem um comportamento excelente. E temos que dizer isso porque, caso contrário, ela nos acerta um chute de karatê"