Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Em clima de indefinição, Câmara julga hoje contas de Daltro e pode deixar ex-prefeito inelegível

Os vereadores evitam antecipar como votarão, mas em principio Daltro teria 8 votos garantidos pela aprovação.

Flávio Paes/Região News

13 de Novembro de 2018 - 09:31

Em clima de indefinição, Câmara julga hoje contas de Daltro e pode deixar ex-prefeito inelegível

A Câmara Municipal de Sidrolândia se reúne nesta terça-feira (13) para julgar as contas do ex-prefeito Daltro Fiuza (MDB) relativas ao exercício de 2008, que tem parecer prévio do Tribunal de Contas pela rejeição. O ex-prefeito vai precisar de 10 votos para não ficar inelegível por 8 anos, com base na lei da ficha limpa. A Comissão de Orçamento e Finanças contrariou o TCE/MS e aprovou o relatório favorável à aprovação das contas.

Os vereadores evitam antecipar como votarão, mas em principio Daltro teria 8 votos garantidos, haveria dois indecisos; quatro vereadores teriam forte tendência pela rejeição das contas, seriam: Vilma Felini, Valdecir Carnevalli, Carlos Henrique e o voto já declarado contrário até aqui, de Cledinaldo Cotócio, enquanto Adilson Brito, ventilou nos bastidores que adotaria uma postura de neutralidade, ou seja, se absteria de votar.

Embora o julgamento devesse ser estritamente técnico, a eleição da futura Mesa Diretora (um componente político), pode ser decisiva na hora da votação. O vereador Carlos Henrique, apontado como favorito para garantir a presidência, reviu sua posição inicial simpática à aprovação das contas do ex-prefeito, depois que dois vereadores do partido de Fiuza (o MDB), Jonas Rodrigues e Carlos Tadeu, se juntaram a vereadores da base governista, para enterrar em segunda votação a emenda à Lei Orgânica que anteciparia a eleição da Mesa Diretora para o mês de setembro.

O deputado estadual eleito Gerson Claro, prefere não se manifestar, mas vereadores que tem forte ligação com o advogado; Edno Ribas, Kennedi Forgiarini e Otacir Figueiredo, devem seguir o parecer da COF pela aprovação das contas de Daltro. O 8º voto em favor de Fiuza é de Celso Pereira, que foi vice-prefeito numa das gestões de Daltro.

Outra informação que circula nos bastidores é de que os vereadores do PSDB (Vilma e Ganso) mantem apoio à candidatura de Carlos Henrique a presidência, ao compromisso dele pela rejeição das contas do ex-prefeito, adversário histórico dos tucanos nas disputas municipais. No grupo dos indecisos, em que se alinha também o vereador Itamar Souza e Waldemar Acosta o clima é de avaliação, tanto do relatório do TCE/MS como da Comissão de Orçamento, que tem conclusões conflitantes.

“O Tribunal recomenda a rejeição, mas o parecer do relatório da COF, Kennedi Forgiarini, demonstra claramente que o ex-prefeito não cometeu crime ou dano ao patrimônio público. Seriam erros apenas contábeis”, avalia Acosta.

Cenário provável da votação – Pela aprovação das contas de Daltro

1

Edno Ribas

2

Kennedi Forgiarini

3

Otacir Figueiredo

4

Jonas Rodrigues

5

Carlos Tadeu

6

Jean Nazareth

7

Geosafá da Silva

8

Celso Pereira

Pela rejeição das contas

1

Carlos Henrique

2

Vilma Felini

3

Valdecir Carnevalli

4

Cledinaldo Cotócio

Indecisos

1

Waldemar Acosta

2

Itamar Souza

Deve se abster

1

Adilson Brito

*Matéria atualizada para acréscimo de informações.