Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Policial

Capturado pela Polícia Civil, suposto líder do PCC é levado para Capital por medida de segurança

Pablo é considerado um marginal de periculosidade, que além de atuar no tráfico, obrigava usuários a praticar furtos e até assaltos.

Flávio Paes/Região News

14 de Novembro de 2018 - 09:53

Capturado pela Polícia Civil, suposto líder do PCC é levado para Capital por medida de segurança

Uma semana depois de conseguir fugir duas vezes do cerco policial, Pablo Paulo Roberto dos Santos, o Robertinho, que se proclama líder da facção criminosa PCC em Sidrolândia, foi capturado ontem pelo Serviço de Investigações Gerais da Polícia Civil e por medida de segurança, foi encaminhado de imediato para Campo Grande, onde está recolhido numa cela do Garras até ser encaminhado ao Presídio de Segurança Máxima. Há um mês ele deixou o presídio beneficiado por decisão judicial num processo em que é acusado por tráfico de drogas.

Pablo é considerado um marginal de periculosidade, que além de atuar no tráfico de drogas na cidade, praticamente obrigava usuários com dívida de droga a praticar furtos e até assaltos, como forma de quitar o compromisso, além de promover sessões de “tribunal do crime”, para punir quem não cumprisse as ordens ou ousasse desafia-lo.

Uma das suas vítimas foi o jovem Cristofer Mamedes Silva, que ele teria raptado na manhã do último dia 28 e mantido, junto com outros comparsas, em cárcere privado, para submetê-lo ao “tribunal do crime’, depois de o rapaz o acusar e registrar boletim de ocorrência pelo furto de um violão.

No 7 de novembro passado o suspeito conseguiu escapar duas vezes do cerco policial. Na primeira vez, ele abandonou o veículo que dirigia, um Fiat Gran Siena, preto, que está recolhido no pátio da delegacia. O carro é o mesmo usado quando ele abordou e raptou o jovem levado para o tribunal do PCC.

Moradores ligaram para a Polícia e denunciaram que Robertinho estava armado na região, circulando num Fiat Gran Siena, preto. Os policiais conseguiram localizar o suspeito e o perseguiram por ruas do bairro São Bento. Na esquina das Ruas Oscar Pereira de Brito com Doutor Costa Marques ele abandonou o carro e fugir a pé, pulando muros e subindo em telhados de residências.

A PM não conseguiu capturá-lo, mas retomou as buscou, quando chegou a informação que Robertinho foi visto na Rua Evaristo Roberto Ferreira entrando em um carro vermelho que usou para escapar da polícia. Robertinho ficou conhecido pelo bairro por se autodenominar líder do PCC na cidade. Circulava pelo bairro ameaçando usuários de drogas com débitos no tráfico.

Robertinho era o único integrante do “tribunal do PCC” que não estava preso. Lucas Silva Souza, 23 anos, Gabriel Ferreira dos Santos, 20 anos; Guilherme Mendes Osório, 18 anos, foram capturados no dia da ocorrência.

O tribunal

No último dia 28 de outubro, um domingo, por 8 horas, entre 10 da manhã e 8 da noite, eles mantiveram em cativeiro Cristofer, o agrediram, levaram o seu celular, boné e até a bermuda, o deixando apenas de camiseta e cueca num quarto. A vítima fugiu, quando o integrante do grupo incumbido de vigia-lo cochilou.