Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Ex-número 2 do mundo, Agnieszka Radwanska anuncia aposentadoria aos 29 anos

A tenista polonesa era considerada uma das tenistas mais hábeis e inteligentes do circuito.

Globo Esporte

14 de Novembro de 2018 - 15:06

A tenista polonesa Agnieszka Radwanska surpreendeu o mundo do tênis nesta quarta-feira ao oficializar sua aposentadoria do tênis profissional. Em comunicado oficial, a ex-número 2 do mundo explicou a decisão que tomou após o fim da temporada. 

- Gostaria de compartilhar com vocês uma das decisões mais importantes da minha vida. Hoje, depois de 13 anos jogando tênis competitivamente, eu decidi encerrar minha carreira. Não foi uma decisão fácil. Sou grata por ter tantas memórias especiais(...) Infelizmente, não consigo mais treinar e jogar do jeito que eu fazia, e recentemente meu corpo não tem atingido as minhas expectativas. Levando em consideração minha saúde e os fardos do tênis profissional, tenho que admitir que não consigo forçar meu corpo ao limite necessário - relatou. 

Radwanska atingiu a vice-liderança do ranking em 2012 e foi finalista do torneio de Wimbledon, no mesmo ano, com derrota na decisão para a americana Serena Williams por 1/6, 7/5 e 6/2. Ela venceu 20 títulos de WTAs na carreira e foi a primeira tenista de seu país a atingir a final de um Grand Slam. Teve como maior conquista o título do WTA Finals, em 2015. 

Além de todos os resultados, a atleta ficou conhecida pelas jogadas mágicas que fazia dentro das quadras. Ela venceu todos os prêmios de "Jogada do Ano" da WTA, categoria em que as campeãs são escolhidas por voto popular. 

Agnieszka terminou nove temporadas seguidas no top 15, entre 2008 e 2016, mas passou a sofrer com lesões e despencou no ranking. Ela é a atual 75ª colocada e não vence um título desde 2016. Colegas como o sérvio Novak Djokovic, a tcheca Karolina Pliskova e a francesa Kristina Mladenovic reagiram à notícia logo depois do anúncio. 

- Radwanska se aposentou? Estou surpreso. Não esperava isso. Eu lembarei dela como uma das tenistas mais inteligentes que já vi. Não tem uma grande arma em seu jogo, mas antecipava bem, tinha bons slices e drop-shots que você não via com frequência - disse o número 1 do mundo em coletiva de imprensa, no ATP Finals.