Show de Almir Sater na abertura de encontro internacional sobre adoção em Bonito

O evento, com mais de 900 participantes é Organizado pelo Grupo de Apoio à Adoção Afagas e 2ª Vara de Sidrolândia.

A apresentação do cantor Almir Sater, ícone da música regional, foi um dos destaques da 23ª edição do ENAPA - Foto: Divulgação

A apresentação do cantor Almir Sater, ícone da música regional, foi um dos destaques da 23ª edição do Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa), um dos mais importantes eventos sobre adoção na América Latina que está sendo realizado em Bonito. O evento, com mais de 900 participantes, alguns inclusive de fora do País, é Organizado pelo Grupo de Apoio à Adoção Afagas e da 2ª Vara de Sidrolândia.

O juiz Fernando Moreira Freitas da Silva, de Sidrolândia, agradeceu a presença de todos e contou que a realização do Enapa em MS era um sonho impossível que, com o empenho de todos, tornou-se realidade. “Para cada detalhe do evento nos diziam: isso será difícil, é complicado, existem problemas de logística, mas nós acreditamos e esse evento, com a presença de vocês, é um sonho impossível realizado”.

O primeiro palestrante foi Aly Baddauhy Jr, com o tema “Não Abandone os Seus Filhos!”. Ele destacou que o ser humano tem necessidade de pertencimento, falou dos vínculos naturais, das dores e citou situações para exemplificar que, quando se tem problemas com esses vínculos, a pessoa fica presa à sua raiz.

“Quando estou preso na raiz, fico de costas para a vida, mas todos temos um lar emocional. Quando a pessoa fica sob forte estresse tem a tendência de procurar seu lar emocional, que tem a ver com pai e mãe. Então nos perguntamos: a adoção está a serviço de quem? Quando está a serviço do adotante, temos um conflito porque a adoção tem que estar a serviço da criança”, destaca.

Hoje o primeiro a falar foi o psicoterapeuta Luiz Schettini Filho, com abordagem do tema “Adotar é mais que Bonito!”. Como mediador atuou o juiz Alessandro Leite Pereira, da 4ª Vara Criminal de Dourados.

A edição sul-mato-grossense do Enapa tem novidades: o Enapinha e o Enapa Jovem, eventos que acontecem paralelamente com as atividades do Enapa, para as crianças e adolescentes que acompanharem os participantes.

Cerca de 130 crianças e jovens estão confirmados para as atividades lúdicas e pedagógicas, que são separados em três grupos: Lobinhos, Arara Azul e Onça Pintada.