Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Esporte

Nos passos de Usain Bolt, jovem de 16 anos é nova aposta do atletismo da Jamaica

Considerada uma das melhores velocistas do país, Joanne Reid deixou a casa dos pais aos 11 anos.

Globo Esporte

16 de Novembro de 2018 - 14:01

Em 2003, aos 16 anos, Usain Bolt sagrou-se campeão mundial júnior nos 200m e atraiu os holofotes do mundo do atletismo. Pouco tempo depois, o "raio" viria a se tornar o homem mais rápido do mundo. Nos passos do ídolo, Joanne Reid, mais conhecida como "Felix", tem se destacado entre os talentos da forte nova geração do atletismo jamaicano: também aos 16, já é considerada um fenômeno nas provas de 100, 200 e 400 metros. 

Comprovando o sucesso do trabalho de base do atletismo jamaicano, Joanne começou a brilhar cedo e ganhou sua primeira medalha ainda no ensino fundamental. No ano passado, bateu o recorde dos 400m feminino na categoria sub-17 do Digicel Grand Prix Athletics Championships, tradicional competição jamaicana, com 54s49."Eu venho ganhando medalhas desde pequena, então vencer, hoje em dia, não é algo novo para mim" 

"Felix" aprendeu desde cedo que, para chegar ao patamar olímpico, sacrifícios são necessários. A menina teve que deixar a casa da família e se mudar para St. Jago com apenas 11 anos para treinar com a equipe de seu técnico, Keilando Goburn. Um período difícil principalmente para a mãe da adolescente. 

– As vezes eu choro. Quando ela ganha medalhas eu digo: "Bom, as medalhas moram aqui comigo, mas ela não". Mas confio que tudo vai ficar bem – Leony Hunter, mãe de Joanne.