Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Esporte

Zverev encerra invencibilidade de Djokovic e conquista o maior título da carreira em Londres

Atleta adota postura agressiva e é o primeiro alemão em duas décadas a levantar o troféu

Globo Esporte

18 de Novembro de 2018 - 19:06

Os Grand Slams virão a seu tempo. Neste domingo, Alexander Zverev provou que pode sim chegar num grande palco e superar os maiores nome do esporte. Um dia depois de eliminar Roger Federer, encerrou a invencibilidade de Novak Djokovic para sagrar-se campeão do ATP Finals. Numa atuação sólida, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, surpreendeu novamente a Arena de Londres e levantou o troféu mais importante da breve carreira.

A ousadia de Zverev em quadra o tornou o primeiro jogador alemão a ganhar o Finals desde Boris Becker, em 1995. Aos 21 anos, é também o campeão mais novo desde que Djokovic bateu Nikolai Davydenko para a conquista do primeiro de seus cinco títulos na competição, em 2008.

Este foi o quarto título de Zverev nesta temporada. Ele também foi campeão em Munique, Washington e do Masters 1000 de Madrid, além de finalista dos Masters de Miami e Roma. Nesta segunda-feira, ele estará em quarto lugar no ranking da ATP, na cola de Federer para pular para terceiro.

Feliz de quem comprou ingresso para assistir ao jogo da Arena de Londres. Vários pontos foram decididos após longas trocas de bola entre Djokovic e Zverev. E que isso não seja lido como passividade de nunhuma das partes. O alemão, assim como na partida contra Roger Federer, arriscou-se junto à rede, enquanto o sérvio abusou de direitas que triscaram a linha. A igualdade se manteve no início pelo simples fato de que ambos estavam sacando bem e defendendo com igual competência.

No sétimo game, Zverev pressionou um pouco mais e teve resultado. Forçou erros do sérvio e chegou ao break point – o terceiro contra que Djokovic teve em toda competição. Conseguiu a quebra e sacou para o jogo. Cravou três aces em seguida e teve três set points na mão. O sérvio salvou o primeiro, mas cedeu o set em uma bola fora. Foi o primeiro set perdido por ele em toda a competição: 6/4.

O segundo set começou a mil. Depois de 26 rebatidas, Zverev teve novo break point. Djoko salvou com ótimo saque, mas não aproveitou a chance de confirmar o serviço e cedeu mais uma quebra. O alemão não aproveitou a vantagem. Cometeu duas duplas faltas e um erro bobo e foi quebrado de volta. Só que Djokovic tampouco desfrutou, sendo novamente quebrado pelo alemão (2/1).

A vantagem no placar se manteve até o nono game. Zverev segurou a ansiedade e seguiu impecável. Teve dois championship points. Djokovic salvou o primeiro, mas não o segundo. Mandou uma bola fora, e o alemão desabou no chão, muito emocionado. Foi cumprimentado pelo sérvio, que atravessou a quadra para abraçá-lo.

Com nova quebra e 6/3 no placar, conquistou o título mais importante da breve carreira. E deixou um recado claro. Vem mais por aí.

Sock e Brayn salvam championship point para levar título nas duplas

Campeões de Wimbledon e do US Open, Jack Sock e Mike Bryan terminaram com um título emocionante diante dos franceses Nicolas Mahut e Pierres-Hughes Herbert. Os franceses venceram o primeiro set, tomaram uma lavada no segundo, e as duas parcerias tiveram chance de fechar o jogo no super tie-break.

Mahut e Herbert salvaram quatro championship points (tinham 5-9 contra no placar) em sequência e outro logo depois, mas não aproveitaram a oportunidade que tiveram de selar a vitória. Jack e Sock, numa dupla falta dos franceses, levaram a melhor com parciais de 5/7, 6/1 e 13/11.

Este foi o quinto título de Bryan, hoje com 40 anos, na competição. Quatro deles foram conquistados ao lado do irmão gêmeo Bob, que está lesionado desde maio. Já Sock tornou-se o primeiro americano a atingir as semifinais de simples e a final de duplas no Finals desde John McEnroe, que ganhou ambos os títulos de 1984.

A temporada de Mahut e Herbert não está encerrada. Na semana que vem, a dupla integra a equipe francesa para a disputa da final da Copa Davis, contra a Croácia. A disputa começa na sexta-feira, em Lille.