Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolândia

Semáforo deve ser ativado em dezembro, na semana antes do aniversário da cidade

A ativação do equipamento também depende da Energisa fazer a ligação de energia elétrica, já solicitada.

Flávio Paes/Região News

18 de Novembro de 2018 - 20:37

Semáforo deve ser ativado em dezembro, na semana antes do aniversário da cidade

O primeiro semáforo de trânsito de Sidrolândia, instalado desde o último dia 26 de agosto, no cruzamento da Avenida Dorvalino dos Santos com a Rua João Marcio Ferreira Terra, só vai ser colocado em funcionamento na primeira semana de dezembro, provavelmente às vésperas do aniversário da cidade, dia 11. A ativação do equipamento também depende da Energisa fazer a ligação de energia elétrica, já solicitada, mas a distribuidora tem 30 dias para atender o pedido.

A Prefeitura há 10 dias refez o pavimento na área de onde foi removida a rotatória que permanece interditada. Ainda não removeu a sinalização existente para serem refeitas as faixas de pedestre e delimitadoras de pista. A empresa responsável pela instalação do conjunto semafórico e que construiu as travessias elevadas nas duas pistas da Avenida Dorvalino dos Santos, agendou para a primeira semana de dezembro, terminar o serviço que deve demorar dois dias: ativação dos semáforos, sinalização horizontal e vertical, com 8 placas de orientação.

O projeto vem enfrentando uma série de contratempos desde 11 de junho, há cinco meses, quando o Detran-MS assinou a ordem de serviço para a Interface Engenharia e Serviços Técnicos começar a implantação. Os problemas começaram porque o projeto não foi submetido à aprovação do DNITT, que tem jurisdição por toda extensão da Dorvalino dos Santos, prolongamento da BR-060.

Só na hora da construção das travessias elevadas é que a Interface Engenharia descobriu erro no projeto, que não levou em conta as especificações da pista: tem 10 centímetros de base e isto exigiu a construção de concreto nesta espessura, além dos 15 centímetros de elevação do traffic-comic. O custo extra, fora da planilha, teve de ser assumido pela empresa. O projeto está orçado em R$ 116.147,95.

Semáforo deve ser ativado em dezembro, na semana antes do aniversário da cidade

Em setembro a Prefeitura removeu a rotatória, mas só 41 dias depois, em 7 de novembro, começou a recapear o local.

Mudanças no trânsito

A instalação deste semáforo vai exigir algumas adequações no sistema viário da região próxima à rodoviária, já que será proibida a conversão à esquerda (com exceção de quem sobe pela João Marcio Ferreira) na Avenida Dorvalino dos Santos. O semáforo terá três tempos para quem estiver subindo a João Márcio Ferreira Terra e quiser entrar à esquerda na pista sentido Maracaju da Dorvalino. Será a única possibilidade de conversão à esquerda no cruzamento. Foi planejada principalmente para atender os ônibus que deixam a rodoviária com destino a Maracaju, Ponta Porã e cidades do sudoeste como Jardim, Bela Vista e Porto Murtinho.

Neste trecho da João Márcio (entre os antigos trilhos e a Dorvalino) será proibido o estacionamento. Haverá duas pistas de rolamento para quem sobe e outras duas para o fluxo de veículos que descem em direção ao São Bento. Os motoristas que tiverem intenção de fazer a conversão à esquerda, terão de posicionar os veículos na última faixa e aguardar o sinal verde.

Semáforo deve ser ativado em dezembro, na semana antes do aniversário da cidade

Como serão proibidas as conversões à esquerda para quem transita pela Dorvalino dos Santos, será preciso instituir mão única em trechos das ruas Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Trajano Roberto Ribeiro e Afonso Pena, que servirão de alça de acesso para quem tiver como destino o Bairro São Bento. Os motoristas que vem pela Dorvalino dos Santos (pista Campo Grande/Maracaju), para chegar ao São Bento, terão de entrar à direita na Rua Pernambuco, seguir a esquerda pela Rua São Paulo e uma quadra depois, descer pela João Márcio Ferreira Terra, atravessar a Dorvalino e seguir em frente.

A Rua Pernambuco passa a ser mão única (com tráfego subindo) até a São Paulo, que também será mão única (na direção da Rua Ponta Porã) até a João Márcio. A Rua Amazonas será mão única (oferecendo tráfego descendo) até a Rua Afonso Pena, inclusive quando passa a se chamar Trajano Roberto Ribeiro (após à Dorvalino).

Para quem vem pela Dorvalino na pista sentido Maracaju/Campo Grande e quiser subir a João Márcio, terá de entrar uma quadra antes, na Trajano Roberto, seguir pela Afonso Pena (que também passará a ser mão neste trecho), por onde entrará na João Marcio, atravessando a Dorvalino.