Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

Robert Kubica será finalmente anunciado como titular da Williams em Abu Dhabi

Polonês não disputa uma prova de F1 desde o fim da temporada de 2010.

Globo Esporte

19 de Novembro de 2018 - 13:52

O polonês Robert Kubica será finalmente anunciado como piloto titular da Williams na temporada de 2019 em Abu Dhabi, palco da última etapa da temporada 2018. Por coincidência, foi justamente no circuito localizado no Oriente Médio que Kubica disputou sua última corrida na Fórmula 1, em 2010. Em fevereiro do ano seguinte, o polonês quase teve o braço direito amputado num grave acidente durante um rali na Itália, e passou por longa recuperação. 

O piloto de 34 anos terá como companheiro de equipe o inglês George Russell, que disputa neste fim de semana o título da Fórmula 2 - vencedor de seis corridas no ano, Russell está em vantagem no duelo contra o tailandês Alexander Albon. 

Recuperação lenta e sonho realizado 

No ano passado, Kubica fez seus primeiros testes com um carro de F1 após a recuperação do acidente. Pilotou primeiro uma Renault em Hungaroring, e depois uma Williams em Abu Dhabi. Sua confirmação como titular para 2018 era dada como certa, mas o polonês acabou preterido pelo russo Sergey Sirotkin, que levou grande aporte de seus patrocinadores. Agora é Kubica que tem um forte apoio financeiro, de uma companhia de gás e petróleo polonesa. 

Além dessa questão, pesou muito a favor de Kubica a análise da Williams de dados de telemetria dos treinos feitos pelo polonês ao longo deste ano. Segundo os engenheiros, o desempenho foi superior ao dos demais pilotos do time. 

Como reserva da Williams, Kubica participou dos treinos livres para as etapas da Espanha e Áustria. Em Barcelona, superou o titular Lance Stroll por 1s3, enquanto na Áustria foi batido pelo canadense em 0s8. O último contato do polonês com um carro de F1 foi na Hungria, onde testou mudanças aerodinâmicas visando ao campeonato de 2019. 

Em 76 corridas, uma vitória 

Considerado um dos mais promissores pilotos da década passada, Robert Kubica fez sua estreia na F1 no GP da Hungria de 2006, substituindo Jacques Villeneuve na BMW Sauber. Ainda naquele ano, o polonês subiu ao pódio pela primeira vez, na Itália. Em 2007, sofreu um assustador acidente no Canadá, mas escapou sem ferimentos graves e terminou em sexto lugar no campeonato. 

Em 2008, o carro da BMW Sauber era ainda melhor, e Kubica obteve sua primeira e única pole, no Barein. No Canadá, o polonês venceu e chegou a assumir a liderança da tabela. Com sete pódios, o piloto terminou em quarto no campeonato. Mas no ano seguinte, a equipe caiu de produção, e Kubica ficou em 14º, com um pódio. O polonês se transferiu para a Renault, pela qual ficou em oitavo no campeonato, com três colocações no top 3.