Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Política

Azambuja ainda não se definiu sobre sucessão na Assembleia

Rocha reage à declação de Corrêa sobre aliança e diz que não se afastará da bancada

Correio do Estado

23 de Novembro de 2018 - 09:48

Azambuja ainda não se definiu sobre sucessão na Assembleia

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está esperando posição do seu partido para discutir a sucessão da presidência da Assembleia Legislativa. O pré-candidato tucano ao cargo, deputado Paulo Corrêa, aposta na força da coligação que reelegeu Azambuja e na adesão do líder do MDB, Eduardo Rocha, para reforçar a sua eleição. Mas Rocha não pretende se afastar dos companheiros da bancada.

O PSDB já teve reunião na terça-feira (20) para tratar da sucessão na Assembleia. O partido está disposto a “brigar” pelo comando do Legislativo, mas ainda não fechou a questão em torno do nome de Corrêa. O pré-candidato espera pela “bênção” de Azambuja e dos colegas do partido para sufocar os eventuais interessados pelo cargo.

Questionado se Azambuja faria alguma indicação para a presidência da Casa de Leis, ele respondeu estar esperando. “É uma discussão. Nós estamos aguardando a manifestação do partido. O PSDB postergou para a próxima semana, a decisão de escolher um nome”, comentou.

Ele lembrou sobre os cincos deputados tucanos eleitos para os próximos quatro anos. “São hoje cinco nomes e a partir daí, esse nome vai ter que saber fazer a articulação com as bancadas e com a Casa de Leis para tentar a presidência”.

O governador afirmou não poder ajudar na articulação. “Nós não podemos ajudar nisso, mas vamos esperar a decisão de qual nome o partido vai escolher”.

Azambuja também foi questionado sobre o apoio que recebeu de Eduardo Rocha, no segundo turno das eleições. “O Eduardo é um companheiro nosso, parceiro e a eleição não é do governo, a eleição é da Assembleia. Aí acho que é uma discussão interna da Casa de Leis”, explicou.

O governador respondeu que assim que o PSDB decidir, esse político precisa começar a conversar com as outras bancadas para tentar formar uma chapa. “E se entenderem que deve ser o Eduardo, é bem-vindo nessa discussão. Eu tenho certeza que o PSDB tem uma gratidão e um carinho enorme por ele. Mas o passo agora é esperar a decisão partidária”.

Com relação a uma possível negociação do PSDB em ser vice na chapa do prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD) na sua possível disputa a reeleição em 2020, o governador reeleito respondeu que o acordo do apoio foi principalmente por Trad acreditar no trabalho do governo. “Isso é como ele sempre se manifestou; mas você há de convir, eu estou falando aqui pelo governador, a gente é muito grato ao apoio do Marquinhos, eu, pessoalmente, sou muito grato. Acho que o partido vai discutir”.

MDB
Apesar de integrantes do PSDB acreditarem que terão o deputado Rocha como aliado para a formação do bloco destinado a eleição da mesa diretora, o parlamentar já adiantou que o compromisso dele é com o governador. “Não quero ficar separado dos meus dois colegas”, declarou se referindo aos dois correligionários, Renato Câmara e Márcio Fernandes.

Os dois estão articulando apoio de deputados de partidos nanicos para ter condições de disputar algum cargo na mesa diretora da Casa de Leis.