Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Esporte

"Nerd da corrida", professor de estatística se divide entre as aulas e o treinamento para maratona

Jared Ward, ficou em sexto colocado na maratona nos Jogos Rio 2016

Globo Esporte

23 de Novembro de 2018 - 14:52

Quando foi recrutado para a equipe de atletismo da Universidade de Brigham, em Utah, nos Estados Unidos, Jared Ward não sabia ao certo que carreira seguir. Aficcionado por matemática desde criança, escolheu estudar estatística e viu suas duas paixões se conectarem. A dedicação à análise de dados de provas como a maratona rendeu ao americano uma proposta para ser professor da universidade e, de quebra, a alcunha de "nerd da corrida". 

– As decisões que tomo, como treino e as estratégias de prova, tudo tem relação com os números. Eles são uma grande parte da corrida – diz Ward, que usa estatísticas de corrida com frequência em suas aulas e escreveu sua tese de mestrado sobre tempos e ritmos na maratona. – Agora meus dois mundos, o atlético e o acadêmico, estão bem encaixados. 

A prova de que os dois universos de Ward caminham bem juntos veio nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O americano, que chega a treinar 200 km por semana entre as atividades acadêmicas, surpreendeu ao terminar a maratona em sexto lugar, à frente de rivais que se dedicam apenas ao esporte. 

– Depois da prova, os jornalistas brincavam que eu era o sexto colocado mais feliz da história da maratona olímpica – diverte-se o americano.