Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Esporte

Alcácer esquece o Barcelona e, cheio de confiança, finca sua vaga no Dortmund

Convencido, Dortmund exerce direito de compra.

Globo Esporte

24 de Novembro de 2018 - 07:59

Duas temporadas inteiras diluídas em 400 minutos. É como se Paco Alcácer acordasse cedo num belo dia, assustado por um pesadelo, e por volta da hora do almoço já tivesse esquecido o motivo da longa noite mal dormida. Não estamos sequer na metade da temporada, e não se fala mais no atacante de atuações cambaleantes que praticamente não entrava em campo no Barcelona. O tratamento é outro: Alcácer agora é o artilheiro do líder Borussia Dortmund.

Os números falam por si só. O espanhol tem nove gols marcados na temporada - na equipe, só fica atrás de Marco Reus (que tem 11); e no Campeonato Alemão, está na cola de Jovic, do Eintracht Frankfurt (que tem nove). Com mais seis, ele igualaria os 15 que anotou nos dois anos com a camisa do Barcelona.

Não à toa, o Borussia Dortmund exerceu nesta última sexta-feira o direito de compra que existia no acordo de empréstimo junto ao Barcelona e contratou o jogador em definitivo, o vínculo válido até junho de 2023. Para isso, vai pagar €21 milhões, o equivalente a R$ 80 milhões.

É verdade que Alcácer é só mais um caso de reviravolta no futebol, mas o que impressiona é a velocidade com que isso aconteceu. Os nove gols saíram em oito partidas - com o indispensável detalhe de que, em quatro delas, ele começou no banco. Daí vem os tais 400 minutos: é o tempo exato que o atacante esteve em campo.

- Foi uma surpresa para todo mundo - reconhece Sebastian Webling, jornalista alemão setorista do clube para o site "Funke Sport".

- Ele mostrou que se adaptou bem, como jogador e como pessoa. Mas tem outras razões que explicam isso (a contratação em definitivo). O Dortmund poderia esperar até o verão para tomar uma decisão, mas o Alcácer queria ficar e disse isso a eles. É por isso que decidiram contratá-lo agora, para fazê-lo se sentir bem e mostrá-lo que é importante para o elenco. E para ser honesto: 21 milhões de euros não é nada a pagar por um bom atacante hoje em dia - completou.

Os gols de Paco Alcácer pelo Borussia Dortmund

3 x 1 Eintracht Frankfurt (Bundesliga)

4 x 2 Bayer Leverkusen (Bundesliga)

3 x 0 Monaco (Champions)

4 x 3 Augsburg (Bundesliga)

4 x 0 Stuttgart (Bundesliga)

3 x 2 Bayern de Munique (Bundesliga)

O que acontece com Paco Alcácer parece ser o típico caso do jogador que, de uma hora para outra, se encheu de confiança. Ele marcou logo na sua estreia oficial, contra o Eintracht Frankfurt. Duas semanas depois, saiu do banco para marcar duas vezes e selar a vitória sobre o Leverkusen. Diante do Augsburg, as coisas tomaram um outro patamar...

O espanhol entrou no lugar de Philipp aos 14 minutos do segundo tempo, com o placar apontando 1 a 0 para o adversário. Aos 17, ele empatou a partida. O Augsburg tomou a frente novamente, mas Alcácer (aos 35) e Götze (aos 39) viraram o jogo. Valente, os visitantes igualaram com um gol de Gregoritsch de cabeça aos 42. Foi então que o espanhol cobrou uma falta do meio da rua para fazer o quarto gol do Dortmund... aos 51 minutos.

No vídeo abaixo (a partir de 4m29s), é possível ver que Guerreiro, canhoto, é quem estava na bola. No entanto, Alcácer saiu da área e pediu para assumir a cobrança, mesmo a posição não sendo a ideal para destros.

Um mero detalhe: Paco Alcácer jamais havia marcado um gol de falta na carreira.

- Estou muito feliz em Dortmund, no Borussia e nesse time maravilhoso. O Borussia Dortmund foi a decisão exatamente correta para mim. Vou fazer tudo que eu puder para agradecer essa confiança - disse ele, ao assinar o novo contrato.

Líder do Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund volta a campo neste sábado para enfrentar o Mainz, às 12h30 (de Brasília), fora de casa.