Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

A manobra que custou o ouro a Jacobellis a 100 metros da chegada

Multicampeã liderava a final em Turim 2006 quando decidiu festejar e viu a vitória escapar.

Globo Esporte

04 de Dezembro de 2018 - 13:59

Final do snowboard cross nos Jogos de Inverno de Turim 2006. A cerca de 100 metros da linha de chegada, com uma larga vantagem na liderança, a americana Lindsey Jacobellis decide realizar um “method” – movimento em que o atleta salta e segura a prancha com uma das mãos – para comemorar a virtual vitória. O momento entraria para a história das Olimpíadas. Não pela estilosa manobra da snowboarder, multicampeã mundial da modalidade, mas sim pelo que viria em seguida. 

Favorita ao ouro, Jacobellis errou a manobra, sofreu uma queda na aterrissagem e saiu da pista, abrindo caminho para a suíça Tanja Frieden vencer a competição. O fato de que manobras não valem pontos no snowboard cross - o objetivo da modalidade é apenas completar o percurso no menor tempo possível - só deu um gosto ainda mais amargo à prata de Jacobellis.  

– Snowboard é diversão. Naquele momento eu estava me divertindo – justificou Jacobellis. 

A reação descontraída de Jacobellis à época contrastou com a enorme repercussão do erro, que viria a assombrar sua carreira. A partir daquele momento, a americana passaria a ser conhecida como a atleta que arriscou demais e teve de se contentar com uma prata. 

A expectativa de que Jacobellis, então com 20 anos de idade, teria muitas oportunidades para conquistar o ouro perdido acabou se convertendo em um fantasma nas edições seguintes dos Jogos de Inverno: em Vancouver 2010, ela foi desclassificada na semifinal ao colidir com um obstáculo; em Sochi 2014, ficou novamente fora da final após sofrer uma queda; e em PyeongChang 2018, chegou à decisão e liderou a maior parte da prova, mas perdeu três posições e teve de se contentar com o quarto lugar.