Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Após faltas, Renato Gaúcho vai a curso da CBF: "Amanhã vão me ver na praia de novo"

Técnico do Grêmio explicou ausência nos primeiros dias de curso e disse que tem acordo com a CBF.

Globo Esporte

06 de Dezembro de 2018 - 13:48

Após perder os dois primeiros dias de aula, Renato Gaúcho enfim deu as caras na Granja Comary para participar do curso da CBF Academy e obter a licença Pro para treinadores. Em imagens divulgadas pela CBF, o treinador do Grêmio aparece ao lado de seu auxiliar, Alexandre Mendes, e dos técnicos Roger Machado e Eduardo Baptista, já em aula. 

Renato foi convidado pela entidade para fazer o último nível do curso, mesmo sem ter as licenças anteriores, devido ao que construiu em sua carreira. Na terça e na quarta-feira, sua filha, Carol Portaluppi, registrou o pai na praia, no Rio, em postagens nas redes sociais. Rotina que deve se repetir nos próximos dias, segundo adiantou o técnico do Grêmio. Em um intervalo do curso, o treinador falou com a imprensa, explicou as faltas e disse que fez um acordo prévio com a CBF para participar do curso. 

– A aula é boa. Agora amanhã vocês vão me ver na praia de novo. Não tenho nada contra o curso, pelo contrário. Minhas férias são minhas férias. Eu trabalho o ano todo. Eu vivo dentro de aviões, dentro de hotéis, para chegar nas minhas férias para curtir minha família, meu chope, meu futevôlei, meus amigos. E tenho que ficar dez dias numa sala de aula? Não, não... Não vai dar certo – disse o treinador. 

– Estou aqui, foi o trato que eu fiz com as pessoas da CBF, vou ficar umas duas horas hoje e volto na próxima quinta-feira da semana que vem para mais duas horas, talvez eu venha um ou outro dia. Talvez. Para vocês não falaram “o Renato está faltando de novo” e vocês não sabiam o trato que eu fiz com a CBF. Então eu não tenho nada contra o curso, nada contra as pessoas que estão aqui. Agora o meu jeito é esse. Minhas férias eu não vou abrir mão – garantiu. 

"Eu vivo dentro de aviões, dentro de hotéis, para chegar nas minhas férias para curtir minha família, meu chope, meu futevôlei, meus amigos. E tenho que ficar dez dias numa sala de aula? Não, não... Não vai dar certo" (Renato Gaúcho) 

Flamengo e reforços para o Grêmio 

O técnico do Grêmio também falou sobre o convite para treinar o Flamengo e reiterou que apenas adiou o sonho de dirigir o time rubro-negro. Questionado sobre a busca de reforços, evitou falar em nomes que estão sendo especulados, como Diego, do Flamengo, o Thiago Neves, do Cruzeiro, mas garantiu que a direção está trabalhando para reforçar o grupo. 

– Todo o ano você precisa de reforços, mas não é fácil. Quando você pensa num reforço para o Grêmio tudo é muito caro e tem outros clubes interessados nos jogadores. Mas a tendência é quase manter todo o mundo e ir atrás de reforços para a gente se fortalecer. Time grande, não só o Grêmio, quer um time forte para poder brigar por títulos – destacou. 

As licenças para treinadores 

As licenças A, Pro ou honorária serão obrigatórias para os treinadores trabalharem nas equipes profissionais na Série A em 2019. Por isso a corrida de vários profissionais para a sala de aula no momento. A CBF Academy concedeu licenças honorárias para treinador com serviços prestados no futebol com títulos de relevância. No entanto, dá a honraria a aqueles com mais de 60 anos. Renato completou 56 em setembro deste ano e não se encaixaria no quesito. 

Licença Honorária: concedida a treinadores com mais de 60 anos e que somam, no mínimo, 50 pontos segundo critérios previstos na Convenção da Conmebol de 2016. 

Licença Pro: para treinadores que desejam dirigir times profissionais e possuem a Licença A ou convidados. 

Licença A: para treinadores que desejam digirir equipes profissionais e possuem a licença B ou têm cinco anos de experiência em times profissionais. 

Licença B: para treinadores que querem atuar nas categorias de base e possuem a licença C ou somam sete anos como jogador profissional ou cinco anos como treinador de base. 

Licença C: para treinadores ou professores que querem atuar em escolas de iniciação para crianças e adolescentes. 

Além da idade, para dar a licença honorária, a CBF também usa um ranking com uma pontuação definida pela Conmebol, com mínimo de 50 pontos para ganhar o documento. Pelos critérios colocados pela entidade, Renato acumula 69 pontos conquistados. Por isso, foi convidado para participar da turma da licença Pro. 

A primeira aula do curso ocorreu na terça-feira, mas Renato não compareceu. O mesmo ocorreu na quarta-feira. No início da semana, ainda não havia a confirmação se o treinador estava matriculado no curso, tanto por parte da CBF quanto por parte do Grêmio. 

A turma que iniciou o curso da licença Pro na terça-feira tem a presença do técnico da Seleção, Tite, de Mano Menezes e de Dunga, entre outros profissionais renomados do futebol brasileiro. O curso custa cerca de R$ 19 mil.