Mateus Herdy é campeão mundial júnior de surfe e iguala Gabriel Medina e Mineirinho

Brasileiro de 17 anos leva a melhor sobre o americano Eithan Osborne em Taiwan.

Matheus Herdy é campeão, e Pupo para na semifinal do Mundial Junior em Taiwan — - Foto: WSL

Gabriel Medina e Filipe Toledo brigam pelo título mundial de surfe. Não se sabe se os dois levarão a melhor sobre Julian Wilson em Pipeline. Mas, na base, o surfe brasileiro já foi campeão. Na madrugada de sábado para domingo, o jovem Mateus Herdy, de 17 anos, conquistou o título mundial de surfe na categoria júnior ao levar a etapa de Taiwan, em Jinzun Harbour. O americano Eithan Osborne foi o vice-campeão do mundo.

- Tem sido as melhores semanas da minha vida. Adorei Taiwan e tudo aqui. As ondas foram divertidas, as pessoas foram legais e o lugar é lindo. Eu definitivamente vou voltar. As condições foram maravilhosas e estou muito feliz pela vitória - disse o brasileiro.

Na final, Mateus chegou próximo da perfeição. Conseguiu 18.37 dos 20 possíveis, com uma onda 9.77 com dois aéreos reversos. Outro brasileiro, Miguel Pupo parou nas semifinais do Mundial.

Com o título, Mateus iguala o feito de outros brasileiros. Gabriel Medina, por exemplo, foi campeão júnior em 2013. Além dele, também levaram esse troféu nomes como Pedro Henrique (2000), Mineirinho (2003), Lucas Silveira (2015), Caio Ibeli (2011) e Pablo Paulino (2004 e 2007).

Aos 17 anos, Mateus Herdy também corre pelo WQS, entre os profissionais, e ficou muito próximo de subir à elite do surfe mundial em 2019, na 18ª colocação. Ele esteve em Haleiwa, na Tríplice Coroa Havaiana, ficando em segundo lugar.