Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Policial

Chefão do tráfico internacional é alvo de ataque com bombas na fronteira

Confronto do crime organizado deixou rastro de destruição.

Jornal da Nova

19 de Dezembro de 2018 - 08:37

Traficante internacional identificado como Zacarias, chefe do "Bando do Zacarias" e um dos principais distribuidores de drogas da fronteira, foi alvo de ataque de guerra com bombas e granadas na madrugada desta quarta-feira (19), em Ypehú, cidade paraguaia vizinha do município sul-mato-grossense de Paranhos. A ação, resultado da disputa entre grupos rivais do crime organizado, aterrorizou moradores.

Conforme relatos, executores atacaram a fortaleza dele por volta das 3h30, demolindo estruturas e incendiando veículos e o que mais fosse possível. Ao todo, três residências ligadas ao traficante e uma garagem de veículos localizada no bairro Virgen del Rosario foram destruídas.

Segundo o “Correio do Estado”, duas mulheres e um bebê de seis meses chegaram a ser arrastados de uma das casas para que o local fosse queimado. O número de envolvidos ainda não foi divulgado, mas o grupo estava em cinco caminhonetes, com fuzis e metralhadoras. Não há informações sobre mortos.

Zacarias é suspeito de ter encomendado a morte do policial civil Aquiles Chiquin Júnior de 34 anos, executado em uma academia em Paranhos no dia 14 de junho de 2016. Este crime teria sido motivado por vingança, já que o irmão do policial teria participado da chacina ocorrido no mesmo município, e que vitimou aliados de Zacarias.

Na ocasião foram mortos Bruno Vieira de Oliveira de 26 anos, Mohamed Youssef Neto de 31 anos, Rodrigo da Silva de 28 anos, Denis Gustavo de 24 anos, e Arnaldo Andres Alderete Peralta de 32 anos. Anderson Cristiano de 27 anos, e Diego Zacarias Alderete Peralta de 26 anos, sobreviveram, mas o segundo teve a perna amputada em razão do ferimento.

Chefão do tráfico internacional é alvo de ataque com bombas na fronteira

O ataque

O ataque a Zacarias lembra a ação orquestrada para a morte de Jorge Rafaat Toumani, ocorrida em Pedro Juan Caballero em junho de 2016. Conhecido à época como o Rei da Fronteira, pois controlava o tráfico de drogas, contrabando e setores específicos do comércio, ele foi alvo de emboscada enquanto deixava seu escritório no centro da cidade. Sua caminhonete foi surpreendida por outra que levava uma metralhadora .50. Ele morreu no local.