Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Reinier x Marcos Paulo: estrelas milionárias de Flamengo e Fluminense atraem europeus

Donos de multas exorbitantes ainda na base, camisas 10 trazem holofotes para jogo.

Globo Esporte

20 de Dezembro de 2018 - 08:20

Flamengo e Fluminense fazem a final da Copa do Brasil sub-17. E se a data do jogo decisivo virou incógnita, as duas equipes têm ao menos três certezas: o gramado do Maracanã terá um duelo de camisas 10, com olhares do futebol europeu e cifras milionárias.

Reinier, estrela rubro-negra, e Marcos Paulo, destaque tricolor, mesmo com pouca idade, criam expectativa nos torcedores e atraem olhares de gigantes da Europa. No duelo pelo título nacional da categoria, uma disputa à parte antes de um novo degrau na carreira.

REINIER

FICHA TÉCNICA

Nome: Reinier Jesus Carvalho

Data de nascimento: 19/01/2002 (16 anos)

Posição: Meia

Multa rescisória: 70 milhões de euros

Ainda são poucos treinamentos com a equipe profissional do Flamengo, mas Reinier já tem status de joia no clube. Somando conquistas na base - incluindo internacionais -, o meia é considerado pelo departamento de observação de vários clubes europeus o melhor jogador sub-16 do mundo. E, como não poderia ser diferente, já entrou no radar de gigantes.

O futebol italiano monitora a situação de Reinier. A Juventus é uma das grandes interessadas e pode se aproximar do camisa 10 num futuro próximo, assim como a Roma. Na Espanha, o Real Madrid, na mesma ideia de negociação de Vinicius Junior, também tem o garoto na base de avaliação.

Treinador do sub-17 do Rubro-Negro, Phelipe Leal, em conversa com o GloboEsporte.com, destacou o trabalho diário com Reinier para a evolução tática do garoto.

- Uma das coisas que a gente sempre bate com o Reinier é a importância do todo para potencializar as questões individuais. Ele tem entendido isso, cada dia que passa apresenta a maturidade necessária para entender que num jogo de 90 minutos nem sempre todas as bolas vão passar por ele. Se ele tiver esse nível de equilíbrio vai nos dar a qualidade necessária para saírmos campeões (da Copa do Brasil sub-17) - afirmou o treinador.

MARCOS PAULO

FICHA TÉCNICA

Nome: Marcos Paulo Costa do Nascimento

Data de nascimento: 01/02/2001 (17 anos)

Posição: Atacante

Multa rescisória: 45 milhões de euros

Com contrato inicial até metade de 2020, Marcos Paulo ganha cada vez mais notoriedade na base tricolor. Um dos pilares da "geração de ouro" de 2001, o garoto já flutuou pelo sub-20 e profissional - ficando inclusive no banco em uma partida do Brasileirão - e pode seguir a fila do companheiro João Pedro, vendido ao Watford, da Inglaterra.

O interesse da Juventus se tornou público pouco antes da renovação de contrato. O garoto, porém, segue no radar de clubes italianos e pode ser "reforço" do profissional do Fluminense em 2019, logo após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Para Eduardo Oliveira, treinador do sub-17 do Fluminense, Marcos Paulo conseguiu acelar o processo de evolução entre as categorias de Xerém e conseguiu ter um ano de 2018 importante para adquirir maturidade e bagagem.

- Marcos Paulo é produto de Xerém, chegou no Fluminense com 11 anos e veio passando pelo processo. Com alguns jogadores a gente consegue acelerar o processo. Ele teve um ano de muitas oportunidades, se destacou no sub-17 no primeiro semestre, faz uma Taça BH muito boa, sobe para o sub-20, jogou o Brasileiro da categoria. Foi ao profissional, ficou no banco em uma partida, agora volta para uma Copa do Brasil. Um ano riquíssimo para a formação dele, que vem demonstrando uma humildade e capacidade de assimilação. Isso vai beneficiar a carreira dele, seja aqui ou fora - disse o treinador.