Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Esporte

Rafael Carvalho acredita que, na dúvida, nome de Lyoto Machida pesou na decisão dos juízes

Rafael Carvalho ainda está absorvendo a derrota para Lyoto Machida em decisão dividida.

Combate.com

20 de Dezembro de 2018 - 08:26

Rafael Carvalho ainda está absorvendo a derrota para Lyoto Machida em decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) no último sábado, no Bellator 213, no Havaí, que marcou a estreia do ex-campeão do UFC na nova casa. Em conversa por telefone com o Combate, o lutador da equipe paranaense Evolução Thai disse acreditar que o nome de peso do rival tenha sido determinante para o resultado.

- Acredito que (pesou) sim, pelo fato de ser quem ele é, pela história, por ser um ex-campeão de outro evento... Enfim, acredito que esses fatores tenham pesado na dúvida (dos juízes laterais): "Na dúvida, vamos escolher o Lyoto". Mas não dá para ficar chorando muito pelo leite derramado, é voltar e continuar trabalhando e esperar o próximo desafio.

Carvalho, ex-campeão peso-médio (até 84kg), acredita que tenha vencido os dois primeiros round, reconhecendo a vitória de Lyoto na última parcial.

- Ainda vou assistir a luta, mas, superficialmente, o que posso dizer é que o primeiro round ganhei, e o segundo posso ter ganho por uma pequena margem. O Lyoto derrubou, mas em momento algum foi contundente, então acredito que o segundo round possa ter ganho. O terceiro, indiscutivelmente, ele ganhou, não posso também tirar os méritos dele. Mas acredito que foram dois rounds a um. Não quero falar emocionado, mas não sei quais são os critérios dos juízes laterais. Mas se eles acharam que o Lyoto ganhou, bom para ele, se acharam que é bom para o evento...

Rafael Carvalho tinha perdido apenas em sua estreia no MMA e agora soma dois resultados negativos nas duas últimas lutas. Mesmo com o tropeço para Lyoto, acredita que tenha feito uma apresentação digna do treinamento que fez.

- Dentro do camp que fiz, não posso reclamar. Saiu tudo conforme o esperado. O meu mestre André Dida falou: "Está do jeito que a gente treinou o camp". Se eu apertasse ele um pouco mais na parte em pé, acho que o resultado poderia ter sido outro, mas não posso usar isso também como desculpa. Na minha análise fui bem, consegui anular o jogo dele em alguns momentos. Tem até uma foto que a gente está parado de frente e é como se fosse um espelho, estamos parados na mesma base, na mesma postura. Acredito que não foi falha minha na luta, claro que a gente pode sempre doar um pouco mais, mas dentro do que treinamos e idealizamos, foi espetacular. Não tenho do que reclamar.

No primeiro round da luta no Havaí, o lutador de 32 anos acertou um direto que fez o nariz de Lyoto começar a sangrar. Porém, a cautela diante de um adversário experiente não deixou Carvalho castigar o ponto fraco do adversário.

- Assim que conectei o golpe, não imaginei que tinha quebrado (o nariz dele), só depois que vi o sangue escorrendo e vi o nariz dele torto. Na cabeça de qualquer um, até mesmo o mais leigo em luta, vai pensar: "Tem que interromper a luta, porque o nariz quebrado é complicado, pode ter hemorragia". Procurei explorar (a região do nariz do rival), mas com cautela. Como ele gosta muito de jogar no contragolpe, não poderia explorar de qualquer forma. Queria acertar mais golpes em cima do nariz para agravar, e provavelmente tentar fazer o médico entrar no cage e falar: "Não dá, não tem condições", mas não saiu como planejado.

Sobre o fato de conviver pela primeira vez na carreira, após 18 lutas, com duas derrotas seguidas, o ex-campeão peso-médio do Bellator usou o próprio adversário para mostrar que encara com naturalidade o momento difícil.

- Isso é da vida de atleta. Tem momentos que vamos emplacar cinco vitórias, vai ter momento que vamos emplacar três derrotas seguidas. O próprio Lyoto atravessou uma fase que não estava bem, e aí logo em seguida emplacou duas vitórias e a terceira agora. São fases. e toda fase tem um começo e um fim. Acredito que minha fase ruim irá acabar, é continuar trabalhando. Não posso desanimar, perder o foco.

Após fazer carreira no peso-médio, Rafael Carvalho ainda revelou que pode se testar no peso-meio-pesado na próxima luta, passando dos 84kg para 93kg. O corte de peso para a luta no Havaí foi desgastante, tanto que ficou 200g acima do permitido (84,4kg) e acabou multado em sua bolsa.

- Tenho em mente, talvez, subir de categoria. Chega uma hora que temos que pensar na parte física. Dessa vez senti um pouco (o corte de peso), apesar de ter ficado 200g acima do peso senti um pouco essa parte da desidratação. Mas vai ser uma coisa que vou sentar e conversar com meu empresário. (Subir) não é nem por querer cair imediato no title shot, não ligo de refazer o caminho que fiz para chegar ao título do peso-médio, mas é mais por uma questão de desafio, testar uma categoria onde nunca lutei. A gente tem de exemplo o Thiago Marreta, que está indo super bem no meio-pesado, então é mais pelo desafio.

Caso permaneça no peso-médio, Rafael Carvalho acredita que novos adversários não faltarão, e cita alguns nomes como possibilidades.

- Têm vários adversários que estão vindo de ótimas sequências: tem o Chris Honeycutt, que é um atleta duro, tem o John Salter que está vindo de vitória, tem o Shlemenko, enfim, inúmeros atletas ali. Essa parte de escolher o adversário deixo para a organização.