Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Geral

Carteira de Habilitação digital já pode ser gerada através de app

A principal novidade é que a ferramenta torna desnecessário ir até ao Detran para validar o documento.

G1

21 de Dezembro de 2018 - 07:44

Carteira de Habilitação digital já pode ser gerada através de app

O Ministério das Cidades lançou nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro, um aplicativo que permite gerar a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) diretamente em tablets e smartphones.

A principal novidade é que a ferramenta torna desnecessário ir até ao Detran para validar o documento ou possuir certificado digital. Basta que o usuário tenha a CNH mais recente com código QR impresso na parte interna, emitida desde maio de 2017.

O aplicativo "Carteira Digital de Trânsito (CDT)" gera o documento eletrônico, escaneia o código e realiza a identificação biométrica facial do condutor. As etapas são realizadas junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o novo método "é uma política pública que em médio e longo prazo vai se tornar desnecessária à impressão da CNH pelo papel, o que vai reduzir custo para o cidadão e do órgão público perante o usuário que o fizer pelo meio digital".

Como utilizar

O aplicativo "Carteira Digital de Trânsito (CDT)" está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS. Após realizar o download, o condutor receberá um e-mail de confirmação e, com ele, deverá realizar o login na aplicação e clicar em "adicionar documento".

Depois do processo inicial, três opções serão oferecidas: "pelo celular", "com certificado digital" e "sem certificado". Para realizar tudo pelo dispositivo, é necessário clicar em "pelo celular".

Em seguida, o aplicativo seguirá com os procedimentos de segurança, como escanear o código QR, fazer a identificação biométrica de face e solicitar a criação de uma senha. Após cadastrada, a CNH digital não necessitará de sinal de Internet para ser acessada.