Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Esporte

Árbitro obriga atleta a cortar dreadlocks em competição de wrestling nos EUA

Lutador é forçado a se desfazer do penteado para participar de torneio escolar em New Jersey.

Globo Esporte

22 de Dezembro de 2018 - 09:56

Uma cena chamou a atenção durante competição escolar de wrestling esta semana, em New Jersey, nos Estados Unidos. Um atleta foi obrigado pela arbitragem a cortar o penteado de dreadlocks para poder lutar.

A imagem foi publicada nesta sexta-feira pelo jornal SNJ Today. Segundo reportagem, o atleta Andrew Johnson entrou para lutar no torneio na última quarta-feira usando a proteção na cabeça sobre os dreadlocks. O árbitro Alan Maloney achou que o penteado não estava suficientemente coberto e insistiu que só liberaria o atleta para competir se cortasse o cabelo.

Mesmo aparentando estar contrariado com a decisão, Johnson se desfez dos dreadlocks, enfrentou o adversário e venceu.

A associação de esportes interescolares de New Jersey informou que vai investigar o incidente por suspeita de preconceito. O árbitro que tomou a decisão também deve ficar afastado de outras competições até o fim das apurações.

O caso viralizou na internet e foram encontrados indícios de outras situações em que o árbitro Alan Maloney foi acusado de racismo. Em 2016, o jornal Courier-Post publicou reportagem em que Maloney teria feito declarações preconceituosas contra um colega de profissão durante discussão.