Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Veja o top 10 de pit stops desastrosos na F1

De Verstappen em chamas na Alemanha a Massa perdendo a corrida em Singapura. Confira!

Globo Esporte

19 de Janeiro de 2019 - 10:37

O pit stop é, sem dúvidas, um dos momentos mais importantes em uma corrida de Fórmula 1. São pouquíssimos segundos em que uma série de fatores precisa funcionar para que o piloto não saia prejudicado. Em mais de 60 anos de categoria, não faltaram oportunidades para que algo acontecesse de errado. De incêndios, passando por batidas e pneus mal trocados, a F1 selecionou os dez pit stops mais desastrosos da história.

10º Heikki Kovalainen (McLaren) & Kimi Raikkonen (Ferrari) - GP do Brasil de 2009

Apesar da tradição "gelada" da Finlândia, em Interlagos, as coisas esquentaram entre a dupla Heikki Kovalainen e Kimi Raikkonen. Saindo do box, o piloto da McLaren acelerou com a mangueira de abastecimento presa no carro. Raikkonen vinha logo atrás e foi atingido pelo combustível que saía da mangueira. O resultado? Fogo na Ferrari do campeão de 2007.

9º Eddie Irvine (Ferrari) - GP da Europa de 1999

Brigando pelo título mundial contra a McLaren de Mika Hakkinen, Eddie Irvine viu suas chances diminuírem graças a um erro bizarro da Ferrari. O irlandês entrou nos boxes para fazer o reabastecimento e trocar os pneus, entretanto, o time italiano simplesmente esqueceu de colocar o pneu traseiro direito no carro. Com isso, Irvine perdeu nada menos do que 48s no pit.

8º Robert Kubica (Renault) & Adrian Sutil (Force India) - GP da Hungria de 2010

O clássico erro no pit stop, liberar um piloto no momento em que outro se prepara para entrar no box da frente. Na ocasião, equívoco da Renault, que liberou Robert Kubica enquanto Adrian Sutil entrava para fazer o pit stop com sua Force India. Batida constrangedora para um time que anos antes havia sido bicampeão entre os construtores.

7º Felipe Massa (Ferrari) - GP de Singapura de 2008

Disputando o título da F1 ponto a ponto contra Lewis Hamilton, Felipe Massa teve no GP de Singapura um dos momentos mais doídos da temporada. Líder da prova, ele foi aos boxes efetuar o reabastecimento, mas acabou traído por um erro da Ferrari. A luz verde, que define a saída do piloto do pit, piscou e o brasileiro arrancou com a mangueira presa ao carro.

6º Kimi Raikkonen (Ferrari), Lewis Hamilton (McLaren) e Nico Rosberg (Williams) - GP do Canadá de 2008

Raikkonen saiu do pit stop e parou na faixa branca, esperando para que luz verde fosse acionada e o carro liberado para voltar à pista. Lewis Hamilton vinha atrás embalado, se chocou com a Ferrari do finlandês e acabou recebendo um toque na traseira pela Williams de Nico Rosberg. Robert Kubica, que estava ao lado de Kimi, não sofreu nada e rumou para vencer a prova.

5º Nigel Mansell (Williams) - GP de Portugal de 1991

Como se não bastasse ter que vencer Ayrton Senna para ser campeão mundial pela primeira vez, Nigel Mansell tinha um outro adversário: a própria equipe. No GP de Portugal, a Williams não colocou o pneu traseiro direto corretamente, e assim que foi liberado do pit, o carro de Mansell parou com o pneu saindo rolando. O piloto britânico foi então desclassificado da prova.

4º Eddie Irvine (Jordan) - GP da Bélgica de 1995

Eis que Eddie Irvine aparece pela segunda oportunidade no top 10. Desta vez, o irlandês teve um vazamento de combustível durante o pit stop de sua Jordan. O vazamento, porém, se transformou em chamas, logo apagas pelos mecânicos. Ficou só o susto.

3º David Coulthard (Williams) - GP do Austrália de 1995

Em busca da segunda vitória na F1, David Coulthard protagonizou um verdadeiro "pastelão". Liderando a corrida, o escocês foi efetuar o pit stop, mas sequer conseguiu chegar nos boxes. A Williams não fez a curva para a direita e Coulthard deu com a frente do carro nas placas de proteção, perdendo uma vitória que parecia certa.

2º Lewis Hamilton (McLaren) - GP da China de 2007

Muito próximo do título da Fórmula 1 logo em seu ano de estreia na categoria, Hamilton abandonou o GP da China de maneira infantil. Ele ia para os boxes, quando passou reto na entrada, se atolando sozinho na brita. Kimi Raikkonen faturou a vitória e depois o campeonato na prova seguinte em Interlagos.

1º Jos Verstappen (Benetton) - GP da Alemanha 1994

E o primeiro lugar na lista de "dez pit stops desastrosos" é do pai de Max Verstappen. Companheiro de equipe de Michael Schumacher na Benetton, o holandês era conhecido por sua velocidade e temperamento esquentado. Só que no GP da Alemanha de 1994, Jos esquentou de verdade, graças a um incêndio cinematográfico durante o pit stop.