Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Mato Grosso do Sul

Em MS, 40 municípios possuem mais de 60% dos homicídios esclarecidos

Segundo levantamento divulgado pela Polícia Civil, dos 79 municípios que compõem o Estado 23 solucionaram todos os casos, ou seja, chegaram a 100%.

Portal do MS

22 de Janeiro de 2019 - 09:52

Em MS, 40 municípios possuem mais de 60% dos homicídios esclarecidos

Dos estados brasileiros, conforme pesquisa do Instituto Sou da Paz, Mato Grosso do Sul é o que mais esclarece homicídios, e fechou o ano de 2018 com 63% das ocorrências elucidadas. Segundo levantamento divulgado pela Polícia Civil, dos 79 municípios que compõem o Estado 23 solucionaram todos os casos, ou seja, chegaram a 100%.

Já outros 17 estão com mais de 60% desse tipo de crime elucidado, entre elas às cidades mais populosas de MS como Três Lagoas (94,1%), Dourados (71,7%), Campo Grande (65%) e Corumbá (62,1%). É importante destacar que o percentual pode crescer ainda mais no decorrer do ano, visto que se um caso ocorrido em 2018 seja solucionado no decorrer de 2019, ele fica computado conforme a data da ocorrência.

Motivo de orgulho, os resultados são comemorados pela Polícia Civil, órgãos responsável pela investigação dos homicídios, que são apurados a partir da instauração dos Inquéritos Policiais (IP). O delegado-geral  Marcelo Vargas, diz que o índice representa a integração entre as forças, desprendimento e dedicação dos policiais.

“Existem fatores importantes que contribuíram para esse resultado, entre eles está à integração entre os órgãos de segurança e suas áreas de inteligência. Os investimentos do Governo do Estado por meio do programa MS Mais Seguro no valor de R$ 120 milhões, que proporcionou a aquisição de novas viaturas, equipamentos, munições e contratação de novos servidores”, pontuou o delegado.

Um marco no ano passado foi à nomeação por parte da administração estadual de 72 novos delegados, garantindo que todos os municípios passassem a contar com esse profissional. “Isso deu uma dinâmica muito forte às investigações, principalmente no interior, aliados a motivação e a especialização dos nossos policiais que são comprometidos e vocacionados com a resolução de crimes”, destacou Vargas.

Outro fator importante citado pelo dirigente da Polícia Civil para que ocorra a elucidação dos homicídios com agilidade, está relacionada à preservação do local onde ocorreu o crime, por isso a integração entre as forças de segurança é primordial. “Em via de regra quem chega primeiro na ocorrência é a Polícia Militar, que realiza a preservação do local de crime para que seja realizada a perícia, que tem como atividade principal a coleta das provas materiais que serão utilizadas consequentemente como elementos probatórios para a ação judicial. Aliado a esses fatores, também temos a perspicácia dos investigadores em relação às cenas dos crimes, observando detalhes que poderão levar a identificação dos autores”, explicou.

A meta da Polícia Civil em 2019 é conseguir chegar a 80% de esclarecimentos de homicídios, para isso algumas medidas estão sendo estudadas para melhorar ainda mais esses números, como a criação de um grupo de operações ou de pronto emprego, para atuar na faixa de fronteira, a exemplo do Grupo de Operações e Investigações (GOI), que atua 24 horas e sua prioridade é o atendimento dos crimes de homicídio.

“Aconteceu um homicídio então já vai ter uma equipe do GOI no local, que inicia imediatamente os procedimentos de investigação, uma vez que não retarda o início das investigações, preserva as provas no local de crime, e possibilita muita das vezes a prisão em flagrante do autor do crime”.