Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Mato Grosso do Sul

Marinha de MS treina cães para usá-los a partir de outubro em ações contra o tráfico

A expectativa é de que os animais estejam prontos para o trabalho somente a partir de outubro.

Correio do Estado

29 de Janeiro de 2019 - 15:30

O Comando do 6º Distrito Naval de Ladário iniciou o treinamento de quatro cães da raça pastor belga malinois e de um border collie, para uso em combate ao tráfico de drogas e operações da Marinha do Brasil na fronteira com a Bolívia. A expectativa é de que os animais estejam prontos para o trabalho somente a partir de outubro.

A Seção de Cães de Guerra e o Canil Lobão no Grupamento de Fuzileiros Navais, inaugurados na sexta-feira passada, são os responsáveis pelo adestramento. As instalações do canil foram construídas em 2018 e nome é uma homenagem ao Capitão-Tenente Rogério Lobão de Oliveira, que serviu na Marinha por quase 27 anos e faleceu em outubro de 2016.

O Comandante Capitão de Fragata Cláudio Zupo Valente, explica que os cães irão atuar nas eventuais operações de garantia da lei e da ordem e nas operações conjuntas, podendo haver participação dos órgãos de segurança pública e fiscalização, executadas sob a coordenação do Ministério da Defesa. “Dessa forma, cumpriremos as atribuições subsidiárias por meio de ações preventivas e repressivas na faixa de fronteira terrestre e nas águas interiores”.

As raças dos cães foram escolhidas estrategicamente. Conforme divulgado pela assessoria de imprensa da corporação, a pastor belga malinois é a mais versátil. É considerado, atualmente, o cão de trabalho mais empregado por canis militares, pois tem grande resistência física e capacidade de trabalho.

Border collie, por sua vez, é considerada a raça mais inteligente, além de ser dócil para tratos em locais onde há grande concentração de pessoas, por exemplo, fronteiras e rodoviárias. Ainda não existe previsão de operação específica, porém, provavelmente, os cães serão empregados nas ações conjuntas com as Forças Armadas, que ocorrem regularmente na região da Fronteira Oeste.