Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Esporte

São Paulo negocia para ter Cuca daqui a alguns meses; médico não libera volta imediata

Diretoria estuda a manutenção de um técnico interino durante esse período; Mancini é opção

Globo Esporte

14 de Fevereiro de 2019 - 15:42

O São Paulo já abriu negociação com Cuca para ser o substituto de André Jardine. Porém, por conta da recomendação médica do cardiologista do treinador, consultado por ele na última quarta-feira, o técnico deve assumir o comando do Tricolor apenas daqui alguns meses, possivelmente em mais dois meses.

Até lá, a diretoria do São Paulo estuda a manutenção de um interino. E o coordenador técnico do Tricolor, Vagner Mancini, aparece como opção mais viável nessa estratégia para ter Cuca.

Cuca esteve com o cardiologista Constantino Constantini na última quarta-feira, para exames de rotina, e de acordo com o médico informou sobre a procura de um clube para voltar a trabalhar:

– Examinamos tudo, está indo tudo bem. Até ontem (quarta-feira) ele esteve aqui com a netinha. Ele me disse que tinha um time que estava querendo oferecer para voltar a ser técnico. Eu falei: “Só se fosse para seleção brasileira para liberar" e que eu teria de ir junto (risos) – contou Constantino.

– Disse que o único time que poderia ser é o São Paulo. Ele deu risada. Mas não se trata disso, de time A, B ou C. Qual é tamanho do estresse submetido a um técnico? Cuca é um técnico que está vindo de muitos anos de stress importante. Em poucos anos comandou o Atlético-MG, que foi campeão, o Palmeiras, também campeão, entre outros clubes – questionou o médico.

O último clube de Cuca foi o Santos, no ano passado. O técnico deu uma pausa na carreira em dezembro, ao final do Campeonato Brasileiro, para passar por uma cirurgia no coração, depois de ter se sentido mal em setembro e ter detectado um problema cardíaco.

– Acho que ele tem de terminar esse período, com mais três ou quatro meses. Depois esse tempo não vai faltar time para você treinar, disse a ele. Não se trata de time A, B ou C. Nesse momento sugeri que o time dele seja esposa, filhas e netos. Disse para ele: “Esta indo bem, feliz?”. Respondeu que está aproveitando como nunca – falou o médico.

– Porque quero que ele coloque em um nível normal todo o transtorno de substâncias gordurosas: colesterol alteradíssimo, triglicerídeos alteradíssimos... se não melhorar tudo isso, eu não vou liberar. Não quer dizer que não possa ir treinar o time que queira, mas tem de equilibrar o próprio metabolismo – completou o cardiologista.

A transição provisória do coordenador Vagner Mancini como técnico interino é a principal solução encontrada pelo São Paulo até Cuca se recuperar completamente.

A ausência de uma peça como André Jardine, Pintado e Milton Cruz, auxiliares fixos no passado e que automaticamente assumiam em caso de demissão de treinador, colaborou para a decisão da diretoria de pensar em Mancini para essa missão no momento.