Reinaldo se reúne com bancada federal para discutir projetos a MS

Governador segue para Brasília, onde deve cumprir agenda nos próximos dias, em encontros com governadores e ministros.

Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) cumpre agenda em Brasília - Foto: Chico Ribeiro

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai cumprir agenda nos próximos dias em Brasília, onde tem reunião com a bancada federal de Mato Grosso do Sul, encontro com os demais governadores para discutir a reforma da previdência, além de audiência com ministros, em busca de recursos e projetos para o Estado.

A reunião com a bancada federal vai ocorrer hoje (19), a partir das 14h, no Congresso Nacional. Reinaldo adiantou que pretende pedir a ajuda dos deputados e senadores em relação a assuntos estratégicos para o Estado, como maior investimento na proteção e vigilância da fronteira, assim como ampliação de repasse para hospitais, tendo inclusive o reajuste da tabela SUS (Sistema Único de Saúde).

Reinaldo também citou que vai pedir apoio a projetos como a rota bioceânica, que vai contribuir para escoamento da produção do Estado, assim como retomada da malha oeste (ferrovia), que passa por Mato Grosso do Sul. Outro pedido é que sejam ampliados os investimentos e obras na rodovia BR-163, que estão paradas. O tucano ponderou que vai deixar os parlamentares a vontade para decidir onde podem ajudar.

Reforma - Na quarta-feira (20) já está marcado uma reunião dos governadores, com a presença de Azambuja, junto com o ministro da Fazenda, Paulo Guedes. Ele vai apresentar o texto da reforma da previdência, assim como a parte que vai ter influência nos estados. No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) já declarou que vai ao Congresso Nacional levar a proposta pessoalmente.

Reinaldo é um dos maiores defensores da reforma, alegando que as mudanças na previdência são essenciais para melhorar a economia do País e dos estados, permitindo que haja condições de pagar as aposentadorias no futuro. O governador inclusive já se adiantou realizando sua reforma estadual no final de 2017.

Reuniões – Azambuja também adiantou que na próxima quinta-feira (21) já tem encontro marcado com a equipe do Ministério da Agricultura, onde vai continuar as conversas em relação à regularização fundiária de assentados no Mato Grosso do Sul, assim como recursos para recuperação de estradas, que dão acesso a estas propriedades.

Reinaldo contou que estes pedidos já foram apresentados à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, restando dar prosseguimento às discussões neste encontro em Brasília. O tucano vai tentar também outras reuniões para viabilizar projetos ao Estado.