Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Antônio João

Prefeita recebe reconhecimento de prática integrativa no SUS

O evento deste ano abordou o tema “Autocuidado” – Como viver mais de 100 anos de forma saudável.

Assessoria de Comunicação

19 de Março de 2019 - 13:54

Prefeita recebe reconhecimento de prática integrativa no SUS

A prefeita de Antônio João, Márcia Marques, recebeu o prêmio Kokhamahá (sabedoria), conferido ao município pela implantação de Prática Integrativa no SUS com o uso de Terapia Floral. A premiação foi entregue durante o 13º Encontro Holístico Brasileiro, que aconteceu de 15 a 17 de março, em Porto Alegre, no Centro de Eventos da PUC do Rio Grande do Sul. O evento deste ano abordou o tema “Autocuidado” – Como viver mais de 100 anos de forma saudável.

Durante o evento, o trabalho na área de saúde pública desenvolvido pela prefeita e secretária de Saúde, Patrícia Magalhães, foi como modelo a ser seguido por outros municípios brasileiros. O cerimonial destacou que Antônio João é município pioneiro em Mato Grosso do Sul a realizar a efetiva inserção das práticas integrativas e complementares através da parceria da Prefeitura e a terapia floral, citando o atendimento de 580 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades básicas de saúde, no núcleo de atendimento à saúde da família e também no Hospital Municipal, além de integrar o Programa Nacional de Terapia Floral na Maternidade, atuando desde a concepção, gestação, parto e amamentação, o que representa melhoria na qualidade de vida das pessoas e elevação dos índices de partos naturais.

O 13º Encontro Holístico Brasileiro que prestou homenagem ao município de Antônio João na capital gaúcha, Porto Alegre, é a maior conferência do gênero no Brasil, tendo nesta edição registrado a participação de um público superior a 6 mil pessoas que foram assistir aos profissionais com trabalhos reconhecidos no campo das Práticas Integrativas em Saúde e da Saúde Natural.

Prefeita recebe reconhecimento de prática integrativa no SUS

De acordo com os organizadores, o encontro deste ano teve como objetivo sensibilizar cada indivíduo sobre a importância da saúde, propiciando aos participantes reflexões e vivências que os levem a encontrar caminhos que possibilitem, por meio do despertar da consciência, do amor e da sabedoria, restabelecer a saúde, o equilíbrio, o bem-estar e a qualidade de vida.

Já o Prêmio Kokhmahá conferido ao município de Antônio João, recebido pela prefeita Márcia Marques, reconhece as pessoas e instituições que tiveram destaque durante o ano, promovendo a temática relacionadas a holística, práticas integrativas em saúde, terapias e demais temas relacionados a ciência, saúde e espiritualidade. “Um prêmio importante em um evento de nível nacional e isso demonstra que ao inserir as práticas integrativas no SUS com terapia floral tomamos a decisão certa, tem dado excelentes resultados e hoje o reconhecimento acontece de forma natural. Tudo o que estamos fazendo é voltado ao bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Antônio João”, destacou a prefeita.