Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Wilson Aquino

Como resolver problemas

Jesus Cristo nos ensina que Ele é O Caminho, a Verdade e a Vida.

Wilson Aquino

27 de Março de 2019 - 10:18

Todos os dias milhares de pessoas desistem de trilhar caminhos que as levariam ao sucesso, à realização pessoal, profissional e familiar porque acham que não conseguem vencer as dificuldades que naturalmente aparecem ao longo de toda e qualquer caminhada. Muitos desistem antes mesmo de começar enquanto outros vencem os primeiros obstáculos e logo desanimam e retornam à zona de conforto, na ilusão de que ali inexistem pedras e espinhos.

É ilusão porque na vida de todo e qualquer indivíduo, independentemente de sua condição, social, econômica e/ou geográfica, os problemas surgem e das mais variadas formas e tamanhos e nem sempre é possível fugir deles.

O indivíduo pode ser o mais rico da cidade, do país, do mundo e isso não o livrará dos pequenos e grandes problemas que vão aborrecê-lo e muitas vezes deixa-lo sem rumo, atordoado. Da mesma forma o indivíduo que vive numa ilha com abundância de alimentos naturais e água potável, também terá sua cota de problemas no dia a dia.

Assim como na arte da guerra onde é de vital importância conhecer bem o seu inimigo para combate-lo com mais eficiência, nesse caso de como enfrentar os nossos problemas não é diferente. Precisamos primeiramente entendermos: Quem somos? De onde viemos? O que estamos fazendo aqui? Para onde iremos depois? E quando nos deparamos como essas questões confirmarmos o que as Escrituras Sagradas nos revelam há milhares de anos: Que somos parte do Plano de Deus; que vivíamos com Ele no mundo espiritual e que estamos aqui exatamente para isso, ou seja, enfrentarmos os problemas e aflições e acreditarmos que Ele está conosco e que pode nos ajudar, nos dar forças para enfrentarmos todo e qualquer obstáculo que a vida nos impor.

Quando acreditamos nisso, que Deus existe – e Ele existe queira ou acredite você ou não – e que O Plano é que nos voltemos a Ele e que contemos com Sua presença e ajuda em todos os nossos atos e ações, as coisas ficam muito melhores e mais seguras.

São milhares de testemunhos por todo o mundo, todos os dias, de pessoas que ganharam força, ânimo e inspiração para enfrentar os caminhos mais difíceis para conquistar degraus que os elevaram como cidadãos, como profissionais, como filhos especiais de Deus como todos nós o somos. Isso não quer dizer que quem não acredita no Senhor não prospera. Como todo esforço tem sua compensação, pode sim conquistar bens. Entretanto, mais cedo ou mais tarde essa pessoa sentirá o peso de não ter descoberto dentro de si a verdade de que Deus é o Senhor de todas as coisas.

Jesus Cristo nos ensina que Ele é O Caminho, a Verdade e a Vida. Então, por que não crermos nisso e procurarmos sermos dignos para ter a Sua companhia para enfrentarmos os obstáculos da vida que tentam nos impedir de realizarmos os nossos sonhos?

Ele também pede para que as pessoas vão até Ele. "...todos os que estão cansados e oprimidos", garantindo que os aliviará. Sabendo dessas coisas, precisamos exercer nossa fé de que podemos sim trilhar todo e qualquer bom caminho, mesmo com pedras e espinhos, que nos levam a conquistar aquilo que buscamos em nosso benefício e de nossa família.

Porém, é preciso esclarecer também que termos fé que o Senhor vai nos ajudar a resolver os nossos problemas não significa que devemos simplesmente cruzarmos os braços e aguardar a ajuda necessária. Muito oportuno aqui o significado que alguém deu à palavra FÉ (Faça e Espere). Ou seja, é preciso que façamos tudo o que for necessário e possível que façamos para resolver qualquer assunto. Só então, depois desse esforço individual, o Senhor age.

É preciso esclarecer também quem nem toda ajuda da qual precisamos, pode surgir. E isso implica dizer que muitas vezes seremos obrigados a conviver durante muito tempo ou por toda a vida com aquele sério problema, de saúde, por exemplo. Nesse caso, como também em todos os outros, o importante é não perdermos a fé em Deus e em seu filho Jesus Cristo e tocarmos a vida, sempre procurando fazer o melhor para nós e a todos à nossa volta, para que sejamos então, no final, vitoriosos e realizados como filhos especiais do Senhor.