De dar água na boca: Aprenda uma receita de bolo de tiramisu

A receita é da Chef Roberta Julião, do café Da Feira ao Baile Café, e é fácil de fazer e rende um bolo de 2 kg.

Aprenda uma receita de bolo de tiramisu - (Foto: Divulgação)

timarisu é uma sobremesa tipicamente italiana, originária da cidade de Treviso, na região de Vêneto, e que consiste em camadas de biscoitos de champagne - ou pão de ló -  embebidos em café entremeadas por um creme a base de queijo mascaporne. Mas você pode adaptar a receita e criar novos doces, como a sugestão da Chef Roberta Julião, do café Da Feira ao Baile Café: um bolo de tiramisu

A receita é fácil de fazer, com duas horas de preparação, e rende um bolo de tiramisu de 2 kg. Esta sobremesa vai agradar todos os seus convidados. Confira:

Receita Bolo Tiramisu

 

Ingredientes:
Genoise
- 6 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de baunilha
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de manteiga derretida

Preparo da massa (Genoise):
Bata bastante os ovos com o açúcar até dobrar de tamanho e ficar espumado. Acrescente a baunilha aos poucos quando os ovos já estiverem crescendo. Em seguida, peneire a farinha e adicione aos poucos, sempre batendo a mistura. Derreta a manteiga até ficar líquida, mas não despeje enquanto estiver quente, ela deve estar de morno para frio e ser despejada devagar enquanto bate a mistura com o fouet. Distribua a massa em três assadeiras untadas de 20 cm de diâmetro com fundo removível. Leve ao forno por 20-25 minutos.

Mascarpone
- 4 gemas
- ½ xícara (chá) de açúcar
- ¹/³ xícara (chá) de vinho Marsala
- 2 xícaras e ½ (chá) de mascarpone
- 1 xícara (chá) de creme de leite frio

Preparo do recheio (Mascarpone):
Use um fouet para bater as gemas com o açúcar e o vinho Marsala. Coloque a mistura em um bowl, cozinhe em banho maria e mexa com o fouet até ficar puxa. A água embaixo do bowl deve estar fervendo para que o vapor cozinhe. O bowl vai por cima no vapor sem encostar na água. Coloque na geladeira para esfriar. Bata o mascarpone com o fouet ou na batedeira com o globo até ficar bem firme. Misture no recheio com cuidado. Bata o creme de leite fresco até virar chantilly e adicione por último na mistura do recheio com o mascarpone. Leve a geladeira.

Topping
- 6 colheres (chá) cream cheese
- ³/4 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- 2 xícaras e ¹/4 (chá) de creme de leite frio
- 2 colheres (chá) de cacau em pó

Preparo da cobertura (Topping):
Misture na batedeira o cream cheese com o açúcar de confeiteiro e bata em velocidade média até a mistura ficar homogênea. Em um bowl, bata o creme de leite até virar chantilly. Adicione aos poucos na mistura do cream cheese com uma espátula.

Calda:
- 1 xícara e ½ (chá) de água morna
- 2 colheres (sopa) de café de pó instantâneo
- 2 colheres e ½ (sopa) de brandy
- 2 colheres e ½ de açúcar de confeiteiro

Finalização:
Desenforme as três partes do bolo e molhe com a calda. Monte aos poucos o Tiramisu. Coloque primeiro uma base com a calda, em seguida, coloque 300g de recheio, depois a segunda camada da massa com a calda, recheio, a terceira parte do bolo com a calda. Espalhe em volta, com uma espátula, a cobertura (topping). Finalize usando um bico de confeiteiro e depois polvilhe com cacau em pó por cima.