Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Gonzalo Carneiro aumenta lista de jogadores suspensos em doping por cocaína; relembre

Diogo Vitor, do Santos, e Guerrero, do Inter, são casos mais recentes; veja a lista abaixo

Globo Esporte

23 de Abril de 2019 - 15:06

Gonzalo Carneiro, atacante do São Paulo, foi suspenso provisoriamente por suspeita de uso de cocaína. O atacante foi pego no doping no jogo contra o Palmeiras no Pacaembu, na primeira fase do Paulistão, no dia 16 de março.

O uruguaio terá até essa quarta-feira para pedir o exame de contraprova. O jogador, inclusive, foi quem comunicou o clube sobre a situação.

Casos como esse não são incomuns no futebol. Relembre abaixo outras situações de jogadores pegos no exame antidoping com traços dessa substância.

Diogo Vitor

Atacante da base do Santos foi flagrado no exame antidoping em abril de 2018. Uma substância presente na cocaína foi encontrada no organismo de jogador, que agora já tem 22 anos.

O jogador foi punido do futebol por dois anos. Ele só poderá voltar a atuar em abril de 2020. O Santos entrou com recurso em cima da punição, e ele será julgado no dia 26 deste mês.

Em outubro de 2017, no jogo entre Peru e Argentina pelas Eliminatória da Copa do Mundo, o atacante foi pego no antidoping com traços de ummetabólico da cocaína.

De lá para cá, entre punições e efeitos suspensivos, Guerrero jogou pelo Flamengo, atuou na Copa do Mundo da Rússia e foi para o Inter – relembre. A suspensão do jogador chegou ao fim no dia 5 de abril.

Michael

Atacante promessa do Fluminense, Michael foi pego no exame antidoping em abril de 2013, após um duelo contra o Resende pelo Campeonato Carioca. O jogador foi punido e ficou sem jogar por dois períodos.

Ele não atuou entre maior de 2013 e janeiro de 2014, e entre março e setembro de 2015. Depois disso, não se firmou no Fluminense e passou por diversos clubes. Atualmente ele atua no Cascavel, do Paraná.

Max

Em novembro de 2012, o atacante Max, com passagem pelo Palmeiras, foi suspenso por dois anos após ser pego no exame antidoping por uso de cocaína.

Santiago "Morro" García

Em outubro de 2011, atuando pelo Athletico, Santiago "Morro" García foi pego no antidoping de um jogo antigo, ainda pelo Nacional, do Uruguai. A punição era apenas para o futebol uruguaio, mas o clube paranaense decidiu devolver o atleta a seu ex-clube.

Jobson

Em 2009, no Botafogo, o atacante Jobson foi pego duas vezes pelo exame antidoping por uso de cocaína. Na época, o receio era de que o jogador fosse banido do futebol pelas leis antidopagem. Em 2010, porém, ele foi punido por dois anos.

Valdiram

Com passagem marcante no Vasco, em 2006, a vida de Valdiram não foi nada fácil. Depois de sair do time carioca e passar por diversos times de pouca expressão, o ex-atacante caiu de vez no mundo das drogas e passou a viver em situação de rua. No último sábado, 20 de abril, Valdiram foi encontrado morto em São Paulo.

Adrian Mutu

O meia-atacante romeno foi uma das primeiras contratações da era de Roman Abramovich no Chelsea. Em sua segunda temporada no clube, ele foi flagrado no exame antidoping. O jogador foi suspenso por sete meses.

Dinei

Em 1996, atuando pelo Coritiba, foi pego no exame antidoping por uso de cocaína. Ele foi suspenso por 240 dias. Na época, o ex-atacante admitiu o vício na droga e passou a fazer parte de programas de conscientização contra ela.

Zetti

Goleiro foi pego no doping durante as eliminatória para a Copa do Mundo de 1994. Ele, porém, alegou que tinha tomado chá de coca na Bolívia e ficou livre de suspensão.

Caniggia

O atacante argentino foi flagrado no exame antidoping em 1993, quando atuava no Atalanta, da Itália. Ele ficou afastado dos gramados por 13 meses.