Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Política

Em nota, MDB lista pontos com os quais concorda, discorda ou aceita discutir na reforma da Previdência

Entre os pontos que o partido apoia estão idade mínima e aposentadoria por tempo de contribuição.

G1

02 de Maio de 2019 - 16:55

O MDB divulgou uma nota nesta quinta-feira (2) com uma lista dos pontos com os quais concorda, discorda ou aceita discutir na reforma da Previdência.

Entre os pontos apoiados pelo partido estão a definição de uma idade mínima para aposentadoria e a aposentadoria por tempo de contribuição.

O partido reiterou ser contrário às mudanças propostas na aposentadoria rural e no Benefício de Prestação Continuada (BPC),pago a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda.

Por fim, o MDB listou pontos que precisarão ser discutidos e "modulados", como a criação de um regime previdenciário de capitalização.

Enviada pelo governo federal ao Congresso em fevereiro, a reforma da Previdência é uma das principais apostas da equipe econômica para recuperar as contas públicas do país.

O texto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, onde quatro pontos foram retirados, e agora aguarda a análise em uma comissão especial. Se for aprovado, ainda precisará ser votado no plenário da Câmara antes de seguir ao Senado.

Com uma bancada formada por 34 deputados, o MDB já havia assinado uma nota em conjunto com outras 12 legendas com críticas a esses pontos da reforma. Juntas, essas 13 legendas somam 291 dos 513 deputados.

Na nota divulgada, o MDB também se diz contra a retirada da aposentadoria especial para os professores.

Entre os pontos que a sigla diz que pretende debater e fazer mudanças estão, além de capitalização, os dispositivos que tratam da pensão por morte; das aposentadorias especiais; das novas alíquotas de contribuição; e da restituição do abono salarial.

Leia a íntegra da nota:

O MDB não apoia:

- alterações na aposentadoria rural;

- alterações no Benefício de Prestação Continuada (BPC);

- retirada da aposentadoria especial para os professores.

O MDB vai discutir e modular:

- pensão por morte;

- aposentadorias especiais;

- novas alíquotas de contribuição;

- restituição do abono salarial;

- capitalização.

O MDB apoia:

- idade mínima;

- aposentadoria por tempo de contribuição;

- revisão de aposentadoria por invalidez;

- redução de despesa da Previdência.