Panfletagens, palestras e passeata marcam campanha contra abuso sexual de crianças

A iniciativa conta com a participação da Prefeitura, secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, CREAS, CMDCA e Conselho Tutelar.

A iniciativa conta com a participação da Prefeitura, secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, CREAS, CMDCA e Conselho Tutelar. - Foto: Assessoria de Imprensa

Inicia neste sábado a programação da campanha nacional de combate contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Sidrolândia. A iniciativa conta com a participação da Prefeitura, secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, CREAS, CMDCA e Conselho Tutelar.

As ações da campanha com tema “18 de Maio – Faça Bonito” terão como objetivo mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo, "Caso Araceli" como ficou conhecido. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A data ficou instituída como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.

A programação tem início neste sábado (04), com palestra proferida pelo Conselho Tutelar na Escola Sede. Na segunda-feira, a palestra será por conta da equipe do NASF, no posto Cleide Piran. Confira a programação:

O cronograma das ações:

04/05 – Escola Sede: Palestra sobre o tema com o Conselho Tutelar

06/05 – Posto de Saúde Cleide Piran: Palestra sobre o tema com a equipe do NASF

Entre 06/05 e 10/05 – Participação na Semana da Enfermagem

Palestra aos servidores – data a confirmar

09/05 – CREAS, às 15h30: Grupo de adolescentes do PAEFI

17/05 – Escola Vespasiano Martins no Quebra Coco, às 18 horas: Palestra sobre o tema com a equipe do CREAS

13/05 – CRAS São Bento: Atividade no SCFV com as crianças e adolescentes

16/05 – Câmara Municipal, 07h às 11h e das 13h às 17h: Palestras com os alunos do 6º ano do ensino fundamental da rede municipal e particular nos dois turnos

17/05 – Avenida Dorvalino dos Santos em frente à Praça Central, das 08h às 10h: Panfletagem, Dia "D" da Campanha

18/05 – Festa do Milho da Primeira Igreja Batista, no Complexo Esportivo Leonel Brizola: Panfletagem

21/05 – CRAS São Bento: Atividade com as gestantes e SCFV de 18 a 59 anos

22/05 – CRAS São Bento: Atividade com SCFV para Idosos