Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Artigos

Políticos: plantam ou cortam árvores?

'Quem pensa em minutos não tem paciência para plantar arvores. Uma árvore leva anos para crescer. É mais lucrativo cortá-las.'

Manoel Afonso

31 de Maio de 2019 - 08:19

POLÍTICA: A origem da palavra vem de ‘Polis’ que significa ‘Cidade’, que para o povo grego era visto ou imaginado como um lugar sagrado, feliz e seguro. Por consequência – no imaginário consolidado – o político era aquele nobre cidadão com a sublime missão de zelar daquele espaço em benefício exclusivo dos seus moradores - com direito a felicidade. Pura utopia.

LENHADOR O conceito grego do político contrasta com a visão tupiniquim do escritor Guimarães Rosa (‘Grande Sertão: Veredas’) que magistralmente assim definiu o político: “ ...O político pensa apenas em minutos. Sou escritor e penso em eternidade. Eu penso na ressurreição do homem. Quem pensa em minutos não tem paciência para plantar arvores. Uma árvore leva anos para crescer. É mais lucrativo cortá-las.”

POLÍTICOS Aqui, em Serra Talhada, Uganda, Teerã e Paris, a política é vista como chance de ascensão social. Não ‘é a profissão mais honesta’ como disse aquele ex-presidente da república que cumpre pena em Curitiba por corrupção. A política pode ser definida como uma geradora de regras que garantam mandatos aos seus agentes; muitos sem espaço profissional no mercado daqui de fora.

QUANTO mais tempo o agente político embrenha-se na selva utópica da política, mais dificuldades terá de readaptar-se num eventual retorno. Ora! No poder as regras são generosas, inversas ao ‘sereno’ das ruas sem as bênçãos do apadrinhamento. Recomeçar na iniciativa privada é mais desafiante do que o teste das urnas. Pesam o estigma político e a urgência da atualização devido a evolução de conceitos e praticas da atividade anterior ao mandato, seja ela qual for.

O DITADO de que ‘os adversários e inimigos são os responsáveis pela permanência na política” deverá ser aplicado ao caso do vereador Idenor Machado (DEM) – em Dourados - que escapou por um triz da cassação de seu mandato. Conversei com ele na manhã seguinte ao julgamento e eram visíveis as sequelas do estresse . Após lamentos desabafou com a intenção de ‘dar a volta por cima’. Só muda a floresta – os ‘lenhadores’ iguais.

MEMÓRIA Candidato a deputado federal em 1962, na Bahia - João Dória (pai do governador paulista João Dória Jr.) fazia campanha rica e ganhou o apelido de ‘João Dólar’. Deputado, teve atritos com seu colega Antonio Carlos Magalhães. Em1964, foi Ulysses Guimarães quem o ajudou a entrar na embaixada da Tchecoslováquia e se exilar em Paris com a família – sobrevivendo com a venda das telas das pinturas retiradas das molduras na casa de Salvador.

RECOMEÇO O velho PTB de guerra tem novo presidente aqui no Estado com a eleição do deputado Neno Razuk na última quarta feira. Em 2018 o PTB elegeu 10 deputados federais e 31 estaduais, mas hoje não tem representantes no Senado, pois os dois eleitos deixaram a sigla – a exemplo do senador Telmário Mota (RO) que no curso do mandato mudou de sigla. Neno está animado e vai a campo na busca de lideranças e filiados. Política não é para os fracos!

CAFÉ AMIGO com meu ex-companheiro de Conselho da OAB-MS André Borges, sempre atento à nova legislação e orientações fiscalizadoras dos agentes públicos. Na sua ótica isso exigirá maior profissionalismo dos gestores, sob pena de ‘dores de cabeça’ inclusive após o mandato. André inaugurou escritório em Brasília para facilitar o atendimento. Sinal verde!

INJUSTIÇADO No pleito de 2002 com 15.893 votos ,Vanderlei Bispo (PT) foi o 10º votado da coligação que elegeu 9 deputados estaduais. Amargou a suplência durante todo o governo de Zeca do PT. Com menos votos foram eleitos Pastor Barbosa (PTB) 15.447 votos; Celina Jalad (MDB) 15.113; Roberto Orro (PSDB) 14.391; Raul Freixes (PST) 10.956; Ari Artuzi (PMN) 6.821 votos apenas.

PREFEITO de Japorã, Wanderlei Bispo lembrou ao colunista de que o então governador Zeca do PT poderia ter aproveitado um dos 9 deputados da coligação para ele assumir uma cadeira. Diz que jamais entendeu essa discriminação, pois seus 15.893 votos obtidos, com muita luta na região do Cone Sul, ajudara a eleger 9 candidatos da coligação. Coisas da política.

COERÊNCIA Dele não se poderia esperar outra postura! Cumprindo aquilo que prometeu o deputado Fabio Trad (PSD) votando no sentido de que o COAF ficasse com o Ministério da Justiça e justificou: “ O objetivo do COAF é produzir inteligência financeira para detectar indícios de lavagem de dinheiro e terrorismo – que são dois crimes que tem que ficar com o Ministério da Justiça.” Esse honra a advocacia!

VINGANÇA contra o preso pobre e sem qualificação profissional que contraria os artigos 41 e 126 da Lei 7.210/1984 (de Execuções Penais).É o que se depreende do fantasioso projeto do ex-senador Waldemir Moka (MDB), com substitutivo da senadora Soraya Thronicke (PSL), que foi aprovado ingenuamente pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

O PROJETO mostra desconhecimento da realidade prisional. Quantos presídios tem condições de oferecer trabalho remunerado ao preso? Dalí o pobre sairá doente, sem qualificação profissional e com uma dívida junto à União que irá executá-lo judicialmente. Os dois autores aderiram ao populismo que não ajudará na ressocialização do preso. Espera-se que o plenário do Senado barre esse projeto absurdo. Ao final restará o Presidente da República e o STF.

RÁPIDAS...... Deputado Antonio Vaz (Republicanos) solicitou reativação da Coordenação Técnica que atende 2.500 índios em Nioaque; recebeu visitas de líderes comunitários de Campo Grande......Deputado Neno Razuk (PTB) pediu aparelho de ‘raio-x’ odontológico para Bocajá (distrito), aparelho de ar condicionado em escola de Amambai e a troca do quadro negro por quadro de vidro no MS......Deputado Marcio Fernandes (MDB) propôs – para incentivar as vendas - redução da alíquota de ICMS de veículos híbridos e elétricos de 17% para 12%...... Deputado Evander Vendramini (PP) quer regularizar a profissão de instrutor de trânsito; pede apostilamento dos documentos dos cartórios de Corumbá e Ladário; incluiu no calendário oficial de eventos a Educação Ambiental do Pantanal.... Deputado Marçal Filho (MDB) requereu a viabilização de pista de aula para CNH em Itaporã, reforma da sede do Batalhão da PM em Fátima do Sul e projeto esportivo para Caarapó..... Deputado Capitão Contar (PSL) usou da tribuna para cobrar princípios rígidos na nomeação de cargos na Sanesul; sugeriu a criação de escolas bilíngues, sendo a libras a primeira língua e o português escrito – a segunda; apresentou Emenda Substitutiva para resgate do patriotismo no âmbito do nosso ensino básico..... Deputado Gerson Claro (PP) presente nas reuniões das comissões legislativas que integra, recebeu em seu gabinete prefeitos e vereadores e representou a Assembleia Legislativa na abertura do Congresso Jurídico usando da palavra inclusive......Deputado Lídio Lopes ((PATRI) participou das festividades de aniversário de Mundo Novo e Eldorado, recepcionou lideranças de bairros da capital e enviou diversos ofícios para órgãos oficiais......Deputado Jamilson Name (PDT) participou ativamente das sessões da Assembleia Legislativa, requereu a instalação urgente de Unidade de Pronto Atendimento Veterinário na capital....... Deputado Lucas de Lima (SD), propõe projeto de combate ao câncer, estará no evento em Bonito para discutir questões ambientais, promove mais um ‘Dia de Cidadania’ neste sábado no Aero Rancho e no domingo prestigiará ‘Evento Pet’ em Terenos......Deputado Herculano Borges (Solidariedade) dando suporte a expansão da campanha ‘Maio Amarelo’, visitou entidades da capital e recebeu a visita de lideranças de bairros .....Deputado José Carlos Barbosa (DEM); comemorando o Cadastro Familiar na tarifa social de energia em benefício de mais de 10 mil famílias de baixa renda; visitou secretarias e algumas repartições públicas tratando de questões atinentes ao mandato..... Deputado João Henrique Catan (PR); questionou na tribuna o projeto que denomina a cidade de Água Clara como capital do MDF; comemorou a boa repercussão de seu vídeo na internet onde vive a experiência de gari da coleta noturna de lixo.