Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Esporte

Após 'pacto por Copa', jogadoras tiram peso de derrotas e adotam cautela para segundo jogo

Grupo tentou se unir após sequência de nove derrotas.

Globo Esporte

09 de Junho de 2019 - 19:22

Havia um peso nas costas das jogadoras do Brasil. Um fardo de nove derrotas consecutivas antes da Copa do Mundo, que era somado com desconfiança e insegurança causada pelo corte de três das atletas convocadas. A lesão que tirou Marta de estreia somou-se a tudo isso. Sob olhares de todo um país, a má fase precisava ser superada.

Lideranças fortes como a de Cristiane, que acabou marcando os três gols da estreia diante da Jamaica (vitória por 3 a 0), foram fundamentais no processo psicológico que a equipe se propôs.

As atletas chamaram a responsabilidade e se fecharam quase como em um pacto pela Copa do Mundo. E respiraram aliviadas. Vencer a Jamaica era mais do que importante, era vital para o caminho da Seleção no torneio. Mas, apesar do placar, o discurso ainda não é de euforia. Foi notória a cautela das atletas em segurar as rédeas da empolgação.

- Ninguém é bobo ao cego de não ver os resultados que vínhamos tendo. É um alívio. É como se a gente carregasse um peso, e tirou o jogo. Mas do mesmo jeito, tem que ter cautela. Agora começou a Copa do Mundo, e a Austrália vai vir com tudo para cima da gente, ainda mais depois de perderem - analisou Cristiane.

A frieza de Cristiane ao analisar o resultado se faz necessária e pertinente. Adversária na estreia, a Jamaica não levou grande perigo ao gol da goleira Barbara. Teve uma dificuldade imensa de criação e desenvolvimento de jogo. Estreantes em Mundiais e com jogadoras jovens e, por isso, inexperientes, não trouxe dificuldades de uma partida de alto nível em Copa do Mundo.

- Saímos mais confiantes. Falhamos em algumas coisas, mas é estreia. Acaba que é difícil fazer um jogo 100% perfeito. E errar o menos possível - disse Andressa Alves, que deu duas assistências, mas desperdiçou um pênalti na estreia.

Apesar de também adotar cautela em seu discurso, Andressa Alves aproveitou para valorizar o grupo e mostrou confiança em ainda mais evolução durante o torneio. Na véspera do jogo deste domingo, o técnico da Jamaica citou as nove derrotas consecutivas do Brasil. Por conta do retrospecto, a Seleção não foi colocada entre as principais postulantes ao título nesta edição.

- Pela sequência ruim que a gente teve, acho que as seleções estavam esperando um Brasil fraco e a gente sabe que essa camisa pesa muito. E da responsabilidade de vestir ela. Provamos hoje, mas temos que provar contra Austrália e todos os jogos até chegar na final.

Com a vitória por 3 a 0 contra a Jamaica, o Brasil assume a liderança do Grupo C da competição. A Itália também venceu, mas fica atrás pelo saldo de gols. Na próxima rodada, as brasileiras enfrentam a Austrália, que ocupa a terceira posição. As italianas encaram a Jamaica.