Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Policial

Operação na fronteira de MS destruiu mais de 82 toneladas de maconha

Ação teve apoio da Polícia Federal do Brasil.

Correio do Estado

16 de Junho de 2019 - 19:22

As autoridades antidrogas do Paraguai apreenderam mais de 82 toneladas de maconha e destruíram 413 hectares de cultivos na operação Nova Aliança, realizada no departamento de Amambay, no leste do país, junto à fronteira com o Brasil. A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) afirmou em comunicado que a operação Nova Aliança XIX, realizada durante 12 dias com o apoio da Polícia Federal do Brasil, terminou com o confisco e incineração de 81.900 quilos de maconha picada, 800 quilos de droga empacotada e 800 quilos de semente.

“Os cultivos estavam localizados em terrenos elevados e por isso foram utilizados helicópteros da Polícia Federal, da Força Aérea Paraguaia e da Marinha Nacional para a detecção e a entrada da força operacional nos centros de aprovisionamento”, detalhou o relatório.

Segundo os cálculos da Senad, a operação causou um prejuízo econômico às organizações de narcotráfico de US$ 39,6 milhões (cerca de R$ 152 milhões). Além disso, foram desarticulados 103 acampamentos clandestinos, escondidos nas zonas florestais, onde se armazenava a cannabis que posteriormente era enviada ao Brasil.

O Paraguai é o maior produtor de maconha da América do Sul e o Brasil o principal destino dessa droga, embora também seja frequente a apreensão de carregamentos com destino a Argentina, Chile e Uruguai.

Pelo Twitter, o ministro da Justiça e Segurança pública  no Brasil, Sérgio Moro, comemorou os resultados da operação. “Essa foi a segunda operação desta natureza neste ano. A intenção do MJSP é intensificar a cooperação internacional no combate do narcotráfico”, escreveu.