Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Policial

Rapaz baleado com 8 disparos escapou de tribunal do PCC em outubro

Há 17 dias Cristofer foi condenado a 4 anos de prisão, mas ganhou o direito de recorrer em liberdade. O estado dele é gravíssimo.

Flávio Paes/Região News

23 de Junho de 2019 - 19:32

O jovem Cristofer Mamedes Alves, 21 anos, encaminhado na vaga zero para Santa Casa em Campo Grande na madrugada deste domingo (23) após ser baleado com 8 tiros, deve ter sido alvo do PCC. A avaliação é do delegado Diego Dantas que acredita numa provável retaliação contra o rapaz que em outubro do ano passado escapou de um tribunal da organização criminosa e foi testemunha decisiva no processo em que levou para prisão cinco integrantes do Primeiro Comando da Capital.

O estado de saúde de Cristofer é gravíssimo já que dois, dos 8 disparos, o atingiram na cabeça. Ele foi ferido na Rua Pedro Celestino, mas encontrou forças para bater no portão de uma das casas e pedir socorro. Os bombeiros foram acionados e encontraram o rapaz caído ao solo, levando-o imediatamente para atendimento no hospital.

Há 17 dias Cristofer foi condenado a 4 anos de prisão, mas ganhou o direito de recorrer em liberdade. Dia 24 de novembro do ano passado, de posse de uma faca, ele rendeu a jovem Flávia Rhana de Andrade, em frente da Igreja Nossa Senhora da Abadia, ameaçou vítima e levou o celular dela, avaliado em R$ 1.300,00. Ele responde há pelo menos mais três outros processos por furto e roubo.

Fuga do Tribunal 

No último dia 28 de outubro, um domingo, por 8 horas, entre 10 da manhã e 8 da noite, Cristofer foi mantido em cativeiro por supostos integrantes do PCC, que o agrediram, levaram o seu celular, boné e até a bermuda, o deixando apenas de camiseta e cueca num quarto. A vítima fugiu, quando o integrante do grupo incumbido de vigia-lo cochilou.

Ele teria sido submetido a um tribunal da organização criminoso porque registrado boletim de ocorrência, acusando Pablo Roberto dos Santos (autoproclamado líder da organização criminosa em Sidrolândia), pelo furto de um violão.

Todos os participantes do “tribunal” foram capturados e tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça. O último a ser preso, dia 13 de novembro, foi justamente Pablo, o Robertinho, que havia escapado duas vezes do cerco policial. Ele havia deixado a prisão 30 dias, beneficiado por decisão judicial num processo em que é acusado por tráfico de drogas.

Pablo é considerado um marginal de periculosidade, que além de atuar no tráfico de drogas na cidade, praticamente obrigava usuários com dívida de droga a praticar furtos e até assaltos, como forma de quitar o compromisso, promovia sessões de “tribunal do crime”, para punir quem não cumprisse as ordens ou ousasse desafia-lo. Além dele, foram presos Lucas Silva Souza, 23 anos, Gabriel Ferreira dos Santos, 20 anos; Guilherme Mendes Osório, 18 anos, que também mantiverem Mamedes em cativeiro.

*Matéria atualizada para acréscimo de informações.