Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

Pacientes de Sidrolândia madrugam para serem atendidos na Caravana da Saúde em Campo Grande

Grupo de 12 pacientes foram atendidos no Hospital Regional, onde está sendo realizada a Caravana da Saúde.

Flávio Paes/Região News

23 de Junho de 2019 - 20:14

Pacientes de Sidrolândia madrugam para serem atendidos na Caravana da Saúde em Campo Grande

Um grupo de 12 pacientes, diagnosticados com problemas nas vistas, madrugaram neste domingo para estar às 3h30 na Praça Central, de onde embarcaram para Campo Grande. Foram atendidos (três com cirurgias e 9 passaram por consultas) no Hospital Regional, onde está sendo realizada a Caravana da Saúde promovida pelo Governo do Estado. Dona Tereza Vicente e o aposentado Astrogildo dos Santos, de 68 anos, foram os primeiros a serem submetidos a cirurgia de catarata, que devolverá a plena visão.

Pacientes de Sidrolândia madrugam para serem atendidos na Caravana da Saúde em Campo Grande

Dona Tereza Vicente e o aposentado Astrogildo dos Santos, de 68 anos durante atendimento na Caravana da Saúde. Foto: Divulgação

O senhor Astrogildo há três anos retirou a catarata do olho direito, hoje, fez a cirurgia no olho esquerdo. Na terça-feira voltará a Campo Grande onde passará por um procedimento a lazer porque ultimamente não consegue enxergar com a vista direita (onde há três anos fez cirurgia no Hospital Elmiria Silvério Barbosa). “Não consigo ler, nem andar direito, porque enxergo tudo embaçado”, reclama.

Voltar a enxergar sem sombras é a expectativa do assentado Antônio Vieira (morador de um lote no Alambari CUT), que perdeu 90% da visão e nem usando óculos, as coisas melhoraram. Há 20 anos o assentado fez raspagem nas vistas e desde então, não passou por nenhum procedimento cirúrgico oftalmológico. Segundo o secretário municipal de Saúde, Nélio Paim até o próximo dia 5 de julho, 100 pacientes serão atendidos na capital, passando por procedimentos cirúrgicos após consultas iniciadas na semana passada.

A cirurgia é a única solução para catarata, como explica o médico oftalmologista Diogo Garcia, que atende na Caravana da Saúde. “Não há tratamento para a catarata. O tratamento é cirúrgico. O paciente começa a ter perda de visão progressiva até ficar totalmente cego e só a cirurgia pode resolver”.

Pacientes de Sidrolândia madrugam para serem atendidos na Caravana da Saúde em Campo Grande

A doença é a opacificação de uma lente intraocular natural, chamada de cristalino. Essa lente nos proporciona o foco da visão em diferentes distâncias. Com o avanço da idade, o primeiro sintoma é a vista cansada, quando as fibras do cristalino aumentam de espessura e também de diâmetro.

Muitas pessoas começam a usar óculos nessa fase, para descansar os olhos. Quando a lente natural começa também a perder a elasticidade e torna-se opaca, a vista começa a embaçar, até que o indivíduo não consiga enxergar nada além de vultos e luzes, podendo ficar totalmente cego.