Exemplo de superação, palestra da paratleta Larissa Rodrigues emociona plenário lotado

Larissa nasceu com uma má formação congênita, mas isso não a impediu de ser uma atleta de destaque.

Paratleta Larissa Rodrigues durante palestra na Câmara - Foto: Vanderi Tomé/Região News

Nadadora vitoriosa, a palestra da paratleta Larissa Rodrigues de 14 anos de idade, comoveu quem esteve no plenário da Câmara de Sidrolândia, prestigiando a programação da Semana da Pessoa com Deficiência Física, promovida pela Associação Supera.

Ela nasceu com uma má formação congênita que atrofiou seus quatro membros, mas isso não a impediu de ser uma atleta de destaque. Seu maior sonho neste momento é representar o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Verão que irá ocorrer em Tóquio em 2020.

“Eu quero dar tudo de mim para representar bem o meu país. Estou trabalhando focada com a minha treinadora para chegar lá. Já dá até um "friozinho" na barriga só de pensar nisso”, destaca. Foto: Daniel Zappe/CPB,MPIX,Divulgação

Carismática, ela prendeu a atenção do público durante as duas horas que fez sua palestra. Falou da importância de entidades como a Supera para que as pessoas deficientes físicas escapem do isolamento, explorem seu potencial e se integrem à sociedade. 

Quando tinha três anos, Larissa foi adotada por um casal que já tinha dois filhos adultos no município de Ipê, no interior do Rio Grande do Sul. “Eu adotei a Larissa vendo que ela precisava ser ajudada, porque a família dela não tinha condições de colaborar com ela. Isso tocou meu coração”, contou sua mãe adotiva, Irene Lando, em depoimento a assessoria de imprensa do comitê paraolímpico brasileiro.

“Eu vejo que a Larissa precisa muito de ajuda. Falei com a professora sobre a necessidade dela. Ela já foi deslocada de uma família e, ficando longe de mim, creio que ela não se desenvolveria como está se desenvolvendo hoje. Sei o quanto é importante eu estar do lado dela”. Uma vez por mês, Irene leva a filha para visitar sua família biológica. Larissa praticou xadrez e arremesso de peso antes de se encontrar nas piscinas. Foto: Assessoria de Imprensa Câmara.