Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Gastronomia

Dia da Pizza: Aprenda duas receitas e celebre a data em casa

Receitinhas são do restaurante Serafina, de São Paulo, e do Instituto Brasil a Gosto, da chef Ana Luiza Trajano.

Glamour

10 de Julho de 2019 - 08:57

Sim, a pizza tem uma data só pra ela. O dia 10 de julho foi escolhido por Caio Luís de Carvalho, secretário do Turismo do Brasil em 1985, e, desde então, é comemorado em todo o Brasil. Que sorte a nossa, né? Bem, mas se você é daquelas que evita jantar fora de casa no meio da semana, veja o passo a passo das delícias abaixo e prepare-as em casa: a primeira, de trufas negras, é do restaurante Serafina, de São Paulo. Já a segunda, uma pizza de panela (sim, isso existe!), é do Instituto Brasil a Gosto, da chef Ana Luiza Trajano. Enjoy!
Pizza al tartufo nero

Rendimento: 5 pizzas

Ingredientes da massa:
665 g ou 4 e 3/4 de xícara de chá de farinha de trigo para pizza
135 g ou 1 xícara de chá de farinha de trigo comum
400 ml ou 1 e 2/3 de xícara de chá de água
33 ml ou ¼ de xícara de chá de azeite
1 g fermento biológico fresco
1 g sal refinado

Ingredientes para o creme trufado:
655 ml ou 2 e 2/3 xícara de chá de leite
53 g ou 1/3 xícara de chá de farinha de trigo
53 g ou ¼ xícara de chá de manteiga sem sal
85 g ou 2/3 xícara de chá de salsa de trufas negras
7 g ou 1 e ½ colher de chá de sal

Ingredientes para a finalização da pizza:
200 g ou 2 e 1/3 xícara de chá de queijo Fontina ralado
50 ml ou ¼ xícara de chá de azeite de trufa branca

Modo de preparo

Massa:

Dissolva o fermento e o sal em um pouco de água. Misture as farinhas com o fermento dissolvido e, aos poucos, vá acrescentando a água e o azeite. Comece a sovar a massa até dar liga. Transfira para uma bancada enfarinhada e sove por 15 minutos, até ficar homogênea e soltar da mão. Divida a massa em cinco porções de 240 g cada. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por, no mínimo, três horas. O ideal é deixar a massa fermentar de um dia para o outro.

Creme:
Em uma panela, acrescente a farinha de trigo e a manteiga. Leve ao fogo baixo e misture até virar uma pasta. Continue cozinhando por, aproximadamente, quatro minutos sem deixar queimar. Vá acrescentando o leite aos poucos, até ir engrossando. Retire de fogo, acrescente a salsa de trufas negras e o sal.

Montagem:
Abra a massa com as mãos (se necessário, utilize um rolo de cozinha) em uma bancada polvilhada com farinha de trigo. Disponha em fôrmas de pizza e faça furos com o garfo no disco inteiro (35 cm de diâmetro).

Distribua 1/5 do recheio (150 g) por disco e acrescente por cima 1/5 (40 g) de queijo Fontina ralado. Asse em forno alto preaquecido (250 °C) por cinco minutos (fique atento para não formar bolhas grandes, caso aconteça, faça furos nela). Asse até o queijo derreter e dar um aspecto de gratinado. Tire do forno, coloque o azeite de trufas brancas e sirva em seguida.


Pizza de panela

Rendimento: 6 porções

Ingredientes
500 g de farinha de trigo
½ xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
1½ colher de sopa de fermento seco
¼ xícara de chá de azeite de oliva
1 xícara de chá de molho de tomate
2 xícaras de chá de muçarela ralada
2 tomates cortados em rodelas
Manjericão

Modo de preparo
Coloque a farinha em uma bancada limpa e abra um buraco no meio. Disponha os ingredientes secos no centro e misture um pouco. Acrescente uma xícara (de chá) de água e o azeite. Misture bem, até que a massa fique uniforme, sovando por 30 minutos para deixá-la bem elástica (se quiser, bata a massa na batedeira). Boleie (deixar a massa em formato arredondado) e deixe-a descansar por 30 minutos, coberta por um pano úmido.

Depois, divida a massa em seis porções iguais, boleie e deixe descansar mais 45 minutos ou até que dobrem de tamanho, também cobertas por um pano. Espalhe farinha na bancada e abra a massa exatamente no tamanho da frigideira que for utilizar.

Aqueça a frigideira, coloque a massa, passe o molho, jogue a muçarela e tampe. Deixe a pizza assar e o queijo derreter, tomando cuidado para não queimar no fundo. Quando a massa da pizza estiver assada por cima e o queijo derretido, coloque o tomate e as folhas de manjericão. Sirva na sequência. Varie o recheio como quiser.