Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Esporte

Quem é Tailson, o atacante revelado pelo Santos que estaria na mira do Barcelona

Atleta de 20 anos está livre no mercado desde abril, mas Peixe entende ter prioridade na primeira renovação de contrato profissional; entenda o imbróglio

Globo Esporte

17 de Julho de 2019 - 16:00

"Barcelona, a um passo de contratar a estrela brasileira Tailson", "joia das categorias de base do Santos", "ponta de muita qualidade técnica, com grande visão de jogo e finalizador".

Foi com esses adjetivos que o jornal catalão "Sport" noticiou nesta quarta-feira que o Barcelona tem negociações avançadas para contratar o atacante Tailson, revelado pelas categorias de base do Santos, que desde abril está livre no mercado por não ter chegado a um acordo para renovar seu contrato com o Peixe.

Afinal, quem é Tailson, o atacante que estaria perto de fechar com o Barcelona, a princípio, para a equipe B? O GloboEsporte.com conta mais sobre o atleta abaixo:

O estafe de Tailson e o Santos negociaram por meses a renovação de contrato, encerrado no dia 19 de abril deste ano, justamente quando o atacante começava a ser testado pelo técnico Jorge Sampaoli no elenco profissional.

O Santos entende que tem a prioridade na primeira renovação no contrato profissional de Tailson e notificou a CBF e a FPF no dia 7 de março em relação à oferta realizada ao atleta, que previa salários de R$ 20 mil, sem contar eventuais metas de produtividade. O acordo oferecido seria válido por três anos, até 10 de novembro de 2021.

Os valores não agradaram os representantes do jogador e as tratativas ficaram congeladas desde então. Tanto é que Tailson está parado há três meses.

De acordo com o Santos, o estafe do atleta não respondeu à proposta do Santos dentro do prazo determinado (15 dias) pela Lei Pelé, o que poderia configurar uma aceitação tácita (automática) à oferta realizada em março. Portanto, se de fato houver o acordo entre Tailson e Barcelona, o Peixe entende que pode questionar a transferência na Justiça.

Procurados pelo GloboEsporte.com, os empresários de Tailson preferiram não comentar a suposta negociação com o Barcelona e também não descartaram entrar em um acordo com o Santos, claro, em caso de uma nova proposta.

Ainda assim, o "Sport" trata a negociação como "muito avançada" e acrescenta que o Barcelona pagaria 350 mil euros (R$ 1,4 milhão, na cotação atual) como indenização ao Santos, por ser clube formador.

Base no Santos e nas graças de Sampaoli

Tailson fez a base no Santos, mas começou a chamar a atenção nas últimas duas temporadas, quando foi titular e um dos principais jogadores do Peixe na Copinha (mesmo com as más campanhas).

Diferentemente de Rodrygo, recentemente vendido ao Real Madrid, Tailson nunca foi tratado como joia ou estrela, como tem sido chamado na Espanha após o suposto acerto com o Barça.

O "Sport", inclusive, cita que "os olheiros do Barça ficaram impressionados com Tailson durante da Copinha, o torneio que as jovens figuras do futebol brasileiro se mostram".

Tailson é um jogador versátil, que pode atuar tanto de ponta, sua função de origem, mas também de meia e até de lateral-direito. Na Copinha deste ano, ele fez três jogos e marcou um gol.

Desde a chegada do técnico Jorge Sampaoli, foi utilizado entre os sparrings (garotos da base que completam as atividades do profissional) em treinamentos e agradou.

Tailson chegou a ser inscrito no Campeonato Paulista deste ano e também relacionado para alguns jogos do time de cima. Não teve a oportunidade, porém, de estrear pelo profissional até o fim de seu contrato, no dia 19 de abril.

Sampaoli, inclusive, é um dos defensores da renovação de Tailson e vê potencial do garoto. Em diversas entrevistas, o presidente José Carlos Peres tratou o acordo como "encaminhado", o que não acabou se concretizando.