Thiago Braz falha para 5,73m e fica em 8º na Diamond League Zurique

Em prévia do Mundial de Doha, campeão olímpico fica bem abaixo de 5,92m, sua melhor marca na temporada.

- Foto: SOEREN STACHE / DPA

Enquanto a elite do atletismo brasileiro está reunida em Bragança Paulista para a disputa do Troféu Brasil, Thiago Braz preferiu trocar a competição nacional pela Diamond League. Nesta quinta, o campeão olímpico disputou a etapa de Zurique e ficou na oitava colocação do salto com vara, após falhar nas três tentativas para 5,73m - sua marca final foi 5,58m, bem abaixo de 5,92m, seu melhor salto na temporada.

Por contar com os principais saltadores do planeta, a prova na Suíça foi uma prévia do Mundial de Atletismo, que acontece no fim de setembro em Doha, no Catar. O ouro ficou com o o americano Sam Kendricks, que saltou 5,93m. Completou o pódio o sueco Armand Duplantis, com 5,83m; e polonês Piotr Lisek, com 5,83m.

Com os mesmos 5,83m de Lisek, o americano Cole Walsh terminou em quarto, já que fez um salto a mais que Lisek quando o sarrafo estava a 5,43m. Foi a melhor marca na carreira de Walsh, atleta de apenas 24 anos. Maior rival de Thiago Braz, o francês Renaud Lavillenie ficou em quinto, com 5,73m.

Na próxima semana, acontece a última etapa da temporada 2019 da Diamond League. As disputas serão realizadas em Bruxelas, na quinta e sexta-feira. Diferentemente de Zurique, a etapa da Bélgica não terá a prova do salto com vara masculino.

Recorde mundial nos 200m

Nos 200m feminino, Shaunae Miller-Uibo, das Bahamas, bateu o recorde mundial da prova ao vencer a final com o tempo de 21s74. A prata ficou com a britânica Dina Asher-Smith, com 22s08. Completou o pódio a jamaicana Elaine Thompson, com 22s44.

Outra prova emocionante foram os 400m masculino. Com o tempo de 46s92, o norueguês Karsten Warholm levou o ouro com direito a recorde europeu, recorde da Diamond League e recorde do Meeting de Bruxelas. A prata foi para o americano Rai Benjamin, com 46s98, seguido por Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, com 48s58.