Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Esporte

Sem clima para celebrar primeira vitória na Fórmula 1, Leclerc dedica triunfo a amigo morto

Após largar na pole, piloto da Ferrari confirmou favoritismo e venceu pela primeira vez na categoria.

Globo Esporte

01 de Setembro de 2019 - 19:32

O fim de semana foi agridoce para Charles Leclerc na Bélgica. Ao mesmo tempo em que o piloto da Ferrari conquistou, neste domingo, sua primeira e tão desejada vitória na Fórmula 1, o sábado foi de tristeza com a morte do amigo Anthoine Hubert, após a um violento acidente na primeira corrida da Fórmula 2 em Spa-Francorchamps. Sem clima para celebrar e visivelmente abatido, Leclerc não celebrou o triunfo, mas dedicou a conquista ao amigo francês.

- Se por um lado, eu realizei um sonho de criança, por outro, tem sido um fim de semana bem difícil desde ontem. Primeiro de tudo, perdemos um amigo, uma situação bem difícil. Crescemos juntos. Minha primeira corrida foi com Anthoine quando erámos pequenos, com Esteban (Ocon) e Pierre (Gasly). É lamentável o que aconteceu ontem e eu simplesmente não consigo aproveitar completamente a minha vitória, mas definitivamente será um momento que guardarei para sempre. Eu gostaria de dedicar essa vitória a ele - afirma o piloto da Ferrari.

Antes da corrida, durante um período de homenagens a Hubert, o piloto foi visto em um momento de afeto com a mãe do francês.

Leclerc, que partiu da pole, liderou praticamente toda a corrida, mas viu sua vitória ameaçada pela rápida aproximação de Hamilton nas últimas voltas, já que a Ferrari tem um desgaste de pneus maior que da Mercedes.

- Foi uma corrida difícil, pois estávamos sofrendo com os pneus no fim. Mas estou mais feliz que em Budapeste por ter conseguido gerenciar os pneus um pouco melhor. O fim da prova não foi fácil. Ele (Hamilton) estava chegando muito rápido, colocando cada vez mais pressão, mas estou feliz de tê-lo mantido atrás.

Por muito pouco, Hamilton não conseguiu entrar na zona de asa móvel (DRS), o que teria lhe dado mais chances de ultrapassar o piloto da Ferrari, e terminou a apenas 0s9 de Leclerc. Contudo, o britânico reconheceu que o monegasco já vinha trabalhando há tempos em busca dessa vitória, que escapou no Barein, por problemas mecânicos, e na Áustria, quando foi ultrapassado por Verstappen nos momentos finais da prova.

- Dei tudo que podia, foi uma corrida difícil, mas as Ferraris estavam muito velozes nas retas. Foi bem difícil acompanhar. Cheguei o mais perto que pude no fim, mas talvez se fossem mais voltas… Mas não importa. Parabéns ao Charles pela primeira vitória. Ele construiu e estou muito feliz por ele.

Homenagens a Hubert marcam GP da Bélgica

O dia começou com um enorme grupo formado por pilotos da F2 e F3 homenageando Hubert. O tributo também aconteceu entre os pilotos da Fórmula 1. Equipes da categoria estamparam uma mensagem "Correndo por Hubert" na lateral dos carros.