Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

Norueguesa Bola de Ouro ultrapassa Marta e está a quatro gols de recorde em competições europeias

Com hat-trick em goleada de 9 a 0 do Lyon, Ada Hegerberg chega a 47 gols em torneios da Uefa

Globo Esporte

11 de Setembro de 2019 - 16:48

Atual Bola de Ouro da France Football e uma das 12 pré-selecionadas para o prêmio Fifa The Best no futebol feminino, a norueguesa Ada Hegerberg estreou na atual Liga dos Campeões da Uefa do jeito que terminou a última: com um hat-trick. E ficou mais perto de um recorde continental.

Autora de três gols na impiedosa goleada de 9 a 0 do Lyon sobre o Ryazan, nesta quarta-feira, Ada Hegerberg chegou a 47 gols em competições da Uefa, ultrapassando a brasileira Marta, que soma 46 pelos três clubes suecos que defendeu (Umea, Tyreso e Rosengard).

- É um bom sentimento para todo mundo, estou contente por nossa estreia na Liga dos Campeões. Espero que seja uma grande temporada. Sou competitiva e isso é bom para mim e para a equipe - afirmou a jogadora norueguesa ao site do Lyon após a goleada.

Aos 24 anos, Ada está em terceiro lugar na lista de maiores goleadoras dos torneios europeus, um gol atrás da ex-atacante alemã Conny Pohlers. Se marcar mais quatro vezes, Ada igualará o recorde de 51 gols da também alemã Anja Mittag, que encerrou a carreira em maio deste ano, aos 34 anos.

Mais gols que jogos oficiais em clubes

Ada Hegerberg é uma das sensações do futebol feminino mundial. Na última Liga dos Campeões da Uefa, a atacante do Lyon estabeleceu novo recorde de gols em uma só edição: 15, sendo os três últimos marcados na goleada por 4 a 1 sobre o Barcelona na decisão. Goleadora nata, ela já soma 267 gols em 256 jogos oficiais pelos quatro clubes que defeneu (Kolbotn, Stabek, Turbine Potsdam e Lyon, pelo qual já marcou 205 vezes).

Tricampeã europeia com o Lyon, Ada ficou fora da Copa do Mundo por decisão própria: ela se afastou da seleção norueguesa em 2017, em protesto por condições de treinamento e remuneração iguais às da seleção masculina do país. Pré-selecionada ao prêmio da Fifa, Ada ficou fora da lista final de três concorrentes (a inglesa Lucy Bronze e as americanas Megan Rapinoe e Alex Morgan)

De volta aos gramados pelo Lyon nesta temporada, Ada Hegerberg continua com a pontaria afiada. No Campeonato Francês, já tem cinco gols em duas rodadas. E na Liga dos Campeões, abriu a conta com os três desta quarta-feira, igualando a francesa Camille Abily como a maior artilheira do Lyon na Liga dos Campeões Feminina, com 43 gols.

Ada terá a chance de se aproximar ainda mais do recorde de Anja Mittag no próximo dia 25 de setembro, quando o Lyon receberá o Ryazan no jogo de volta.