Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Saúde

Saúde inicia nesta segunda-feira pelas crianças vacinação contra sarampo

Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias.

Flávio Paes/Região News

06 de Outubro de 2019 - 21:47

Saúde inicia nesta segunda-feira pelas crianças vacinação contra sarampo

A partir desta segunda-feira as unidades básicas de saúde de Sidrolândia e do restante do País, vão estar oferecendo vacina contra sarampo. Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias. O Dia D está marcado para 19 de outubro.

Já a segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos. Nesta fase, o Dia D acontecerá no 30 de novembro, data final da campanha nesse ano.

Em 2020, o ministério dará continuidade à campanha, que será dividida em três etapas: de 6 anos a 19 anos, de 30 a 49 anos, e a última fase de 50 a 59 anos De acordo com informações ministério, foram adquiridos, para este ano, 60,2 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Para o ano que vem, a encomenda foi de 65,4 milhões de doses.

A abertura da campanha acontecerá às 07h30 no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, profissionais da área e autoridades municipais e estaduais.

Durante a campanha nacional de vacinação de 2018, Mato Grosso do Sul atingiu 99,63% de cobertura vacinal contra o sarampo, imunizando 157.502 crianças.

"Junto com o Ministério da Saúde e outras organizações engajadas, queremos interromper a circulação viral e controlar o sarampo no país, que registrou 4.507 casos confirmados em 19 estados nos últimos 90 dias, de acordo com balanço divulgado ontem (25)", afirma o secretário Geraldo Resende.

Para esta campanha, a Secretaria de Estado de Saúde faz diversas recomendações, entre elas a de que devido à situação emergencial do sarampo, as crianças na faixa etária de seis meses até 11 meses e 29 dias devem receber uma dose da vacina tríplice viral (dose zero) e essa dose não será validada para a rotina. Nesta situação, deve-se agendar a dose "um" a partir de 12 meses de idade, considerando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. As crianças na faixa etária de 12 meses a menores de cinco anos de idade, devem ter duas doses da vacina para serem consideradas com esquema vacinal completo.

Outro alerta é que as vacinas tríplice viral e dupla viral deverão ser administradas de forma seletiva, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, sendo duas doses de 12 meses a 29 anos de idade, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses.

A administração da vacina deve ser adiada nas seguintes situações: em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

A SES está orientando aos profissionais envolvidos na aplicação da vacina tríplice viral do Laboratório Serum Institute of India Ltda. que a mesma não deve ser administrada em crianças portadoras de alergia à proteína do leite de vaca. Nestas situações deve ser disponibilizada a vacina de outros laboratórios.